IRPF 2023: saiba COMO CONSULTAR RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA

Às 10h desta terça-feira (24) será liberada pela Receita Federal, a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF).

Este lote é referente ao mês de janeiro de 2023. O crédito será realizado para cerca 136.565 contribuintes aptos a receber, sendo pagos até o dia 31 de janeiro.

QUEM TEM DIREITO AO LOTE RESIDUAL DO IMPOSTO DE RENDA?

Estes lotes residuais são referentes aos contribuintes que caíram na malha fina, mas depois regularizaram as pendências.

Haverá prioridade de pagamento na seguinte ordem: Idosos acima de 80 anos (3.069); Contribuintes entre 60 e 79 anos (20.624);

Contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave (2.349); Contribuintes onde a maior fonte de renda seja o magistério (6.568);

E também cerca de 103.955 contribuintes não prioritários serão contemplados.

CONSULTA RESTITUIÇÃO IMPOSTO DE RENDA

Os créditos da restituição do imposto de renda são feitos diretamente na conta bancária informada pelo contribuinte no ato da declaração.

Segundo as regras do Imposto de Renda, o valor da restituição é atualizado pela taxa Selic acumulada a partir do mês subsequente ao prazo final de entrega da declaração.

Indo até o mês anterior ao pagamento, mais 1% no mês do depósito. Saiba como consultar a seguir.

CONSULTA RESTITUIÇÃO IMPOSTO DE RENDA

Na página da Receita Federal na internet: clique em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição";

TAMBÉM É POSSÍVEL CONSULTAR

Através do aplicativo da Receita Federal disponível para tablets e smartphones tanto Android quanto IOS.

Caso o saldo não caia na conta informada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano através do Banco do Brasil.

Mais de 1 milhão de contribuintes caíram na malha fina do Imposto de Renda, segundo dados divulgados pela Receita Federal.

Ao todo, segundo o órgão, foram entregues 38.188.642 declarações até setembro.

Veja as principais notícias do dia no NE10

IR PARA NE10.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories