Introdução
O Sistema Jornal do Commercio de Comunicação precisa reunir e usar certas informações sobre indivíduos.
Estes podem incluir clientes, fornecedores, contatos comerciais, funcionários e outras pessoas com as quais a
organização tem um relacionamento ou pode precisar entrar em contato.
Esta política descreve como esses dados pessoais devem ser coletados, tratados e armazenados de acordo
com os padrões de proteção de dados da empresa e para cumprir com a lei.
Por que essa política existe?
Esta política de proteção de dados garante que o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação:
- Cumpre a lei de proteção de dados e segue boas práticas;
- Protege os direitos de funcionários, clientes e parceiros;
- É aberto sobre como armazena e processa os dados dos indivíduos;
- Protege-se dos riscos de uma violação de dados.
NE10.com.br possui parceria com o Grupo UOL. Em razão dessa parceria, autoriza que o Grupo UOL utilize cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes para coleta e processamento de dados a partir do site.
Ao aceitar esta política de privacidade, você concorda com a utilização desses cookies e outras tecnologias semelhantes do Grupo UOL e com a política de privacidade do Grupo UOL, disponível em https://sobreuol.noticias.uol.com.br/normas-de-seguranca-e-privacidade.html.
Lei de Proteção de Dados
A Data Protection Act 1998 descreve como organizações - incluindo o Sistema Jornal do Commercio de
Comunicação - devem coletar, manusear e armazenar informações pessoais.
Essas regras se aplicam independentemente de os dados serem armazenados eletronicamente, em papel ou
em outros materiais.
Para cumprir com a lei, as informações pessoais devem ser coletadas e usadas de maneira justa, armazenadas
de forma segura e não divulgadas ilegalmente.
A Lei de Proteção de Dados é sustentada por oito princípios importantes. Estes dizem que os dados pessoais
devem:
- Ser processados de forma justa e legalmente;
- Ser obtidos apenas para fins específicos e legais;
- Ser adequados, relevantes e não excessivos;
- Ser precisos e atualizados;
- Não devem ser mantidos por mais tempo do que o necessário;
- Ser processados de acordo com os direitos das pessoas em questão;
- Ser protegidos de forma apropriada;
Pessoas, riscos e responsabilidades
Esta política se aplica a:
- A todas as empresas e funcionários do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação;
- Todos os contratados, fornecedores e outras pessoas que trabalham com o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação;
Aplica-se a todos os dados que a empresa detém em relação a indivíduos identificáveis, mesmo que essa
informação tecnicamente caia fora do Data Protection Act 1998. Isso pode incluir:
- Nomes de indivíduos;
- Endereços postais;
- Endereço de e-mail;
- Números de telefone;
- Qualquer outra informação relacionada aos indivíduos;
Riscos de proteção de dados
Esta política ajuda a proteger o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação de alguns riscos de segurança
de dados muito reais, incluindo:
- Violações da confidencialidade, ou seja, informações que estão sendo distribuídas de forma inadequada.
- Falha na escolha, ou seja, todos os indivíduos devem ser livres para escolher como a empresa usa dados relacionados a eles.
- Dano de reputação, ou seja, a empresa poderia sofrer se os hackers obtiveram acesso a dados sensíveis com sucesso.
Responsabilidades
Todos os que trabalham para ou com o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação têm alguma
responsabilidade para garantir que os dados sejam coletados, armazenados e manipulados adequadamente.
Cada equipe que manipula dados pessoais deve garantir que seja tratada e processada de acordo com esta
política e princípios de proteção de dados.
A diretoria de Audiência é responsável por:
- Manter, em conjunto com a área jurídica, a política atualizada sobre responsabilidades, riscos e problemas de proteção de dados. Revisando todos os procedimentos de proteção de dados e políticas relacionadas, de acordo com um cronograma acordado.
- Organizar treinamento em proteção de dados e conselhos para as pessoas abrangidas por esta política.
- Gerenciar questões de proteção de dados do pessoal e qualquer outra pessoa abrangida por esta política.
- Lidar com solicitações de indivíduos para ver os dados que o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação mantêm sobre eles (também chamados de "solicitações de acesso").
- Juntamente com a área jurídica, verificar e aprovar quaisquer contratos ou acordos com terceiros que possam lidar com os dados confidenciais da empresa, bem como aprovar quaisquer declarações de proteção de dados anexadas a comunicações, como e-mails e cartas.
- Dirigir, junto com a área jurídica, qualquer consulta de proteção de dados de jornalistas ou meios de comunicação como jornais.
- Quando necessário, trabalhar com outros funcionários para garantir que as iniciativas de marketing respeitem os princípios de proteção de dados.
São responsabilidades da TI do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação:
- Garantir que todos os sistemas, serviços e equipamentos utilizados para armazenar dados atinjam padrões de segurança aceitáveis.
- Realizar verificações para garantir que o hardware e o software de segurança funcionem corretamente.
- Avaliar todos os serviços de terceiros que a empresa está considerando usar para armazenar ou processar dados. Por exemplo, serviços de computação em nuvem.
Diretrizes do acesso
As únicas pessoas capazes de acessar os dados abrangidos por esta política devem ser aqueles que precisam para o seu trabalho.
Os dados não devem ser compartilhados informalmente. Quando o acesso a informações confidenciais é necessário, os funcionários podem solicitá-lo de seus gerentes de linha.
O Sistema Jornal do Commercio de Comunicação proporcionará treinamento a todos os funcionários para ajudá-los a entender suas responsabilidades ao manusear dados.
Os funcionários devem manter todos os dados seguros, tomando precauções sensatas e seguindo as diretrizes abaixo.
Em particular, as senhas fortes devem ser usadas e nunca devem ser compartilhadas.
Os dados pessoais não devem ser divulgados a pessoas não autorizadas, tanto na empresa como externamente.
Os dados devem ser periodicamente revisados e atualizados se este for desatualizado. Se não for mais necessário, ele deve ser excluído e descartado.
Os funcionários devem solicitar ajuda ao gerente de linha ou ao responsável pela proteção de dados se não tiverem certeza sobre qualquer aspecto da proteção de dados.
Armazenamento de dados
Essas regras descrevem como e onde os dados devem ser armazenados com segurança. Perguntas sobre como armazenar dados com segurança podem ser direcionadas para o gerenciador de TI ou o controlador de dados.
Quando os dados são armazenados em papel, ele deve ser mantido em um lugar seguro onde pessoas não autorizadas não possam vê-lo.
Essas diretrizes também se aplicam aos dados que geralmente são armazenados eletronicamente, mas foram impressos por algum motivo:
- Quando não for exigido, o papel ou os arquivos devem ser mantidos em uma gaveta ou gabinete arquivado.
- Os funcionários devem certificar-se de que o papel e as impressões não são deixadas onde as pessoas não autorizadas possam vê-las, como em uma impressora.
- As impressões de dados devem ser destruídas e descartadas de forma segura quando não forem necessárias.
Quando os dados são armazenados eletronicamente, ele deve ser protegido de acesso não autorizado, eliminação acidental e tentativas de hacking malicioso:
- Os dados devem ser protegidos por senhas fortes que são alteradas regularmente e nunca compartilhadas entre os funcionários.
- Se os dados são armazenados em mídia removível (como um CD ou DVD), estes devem ser mantidos bloqueados de forma segura quando não forem usados.
- Os dados só devem ser armazenados em unidades e servidores designados, e só devem ser carregados para serviços de computação em nuvem aprovados.
- Os servidores que contenham dados pessoais devem estar localizados em um local seguro, longe do espaço geral do escritório.
- Os dados devem ser copiados com frequência. Esses backups devem ser testados regularmente, de acordo com os procedimentos de backup padrão da empresa.
- Os dados nunca devem ser guardados diretamente em laptops ou outros dispositivos móveis, como tablets ou telefones inteligentes.
- Todos os servidores e computadores que contenham dados devem ser protegidos por software de segurança aprovado e por um firewall.
Uso de dados
Os dados pessoais não têm valor para o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, a menos que o negócio possa usá-lo. No entanto, é quando os dados pessoais são acessados e utilizados que podem correr o maior risco de perda, corrupção ou roubo.
Ao trabalhar com dados pessoais, os funcionários devem garantir que as telas de seus computadores estejam sempre bloqueadas quando deixadas sem vigilância.
Os dados pessoais não devem ser compartilhados informalmente. Em particular, nunca deve ser enviado por e-mail, pois esta forma de comunicação não é segura.
Os dados devem ser criptografados antes de serem transferidos eletronicamente. O gerente de TI pode explicar como enviar dados para contatos externos autorizados.
Os dados pessoais nunca devem ser transferidos para fora do Brasil.
Os funcionários não devem salvar cópias de dados pessoais em seus próprios computadores. Sempre acesse eatualize a cópia central de qualquer dado.
Precisão de dados
O Sistema Jornal do Commercio de Comunicação toma medidas razoáveis para garantir que os dados sejam mantidos precisos e atualizados.
Quanto mais importante os dados pessoais, maior será o esforço do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação para garantir sua precisão.
É da responsabilidade de todos os funcionários que trabalham com dados tomar medidas razoáveis para garantir que seja mantido tão preciso e atualizado quanto possível.
Os dados serão realizados em poucos lugares, conforme necessário. O pessoal não deve criar conjuntos de dados adicionais desnecessários.
O pessoal deve aproveitar todas as oportunidades para garantir a atualização dos dados. Por exemplo, confirmando os detalhes de um cliente quando eles chamam.
O Sistema Jornal do Commercio de Comunicação tornará mais fácil para os clientes atualizar a informação sobre eles, através do site da empresa.
Os dados devem ser atualizados à medida que são descobertas as imprecisões, ou seja, se um cliente não pode mais ser alcançado em seu número de telefone armazenado, ele deve ser removido do banco de dados.
É responsabilidade do gerente de marketing garantir que as bases de dados de marketing sejam verificadas em arquivos de supressão do setor regularmente.
Pedidos de acesso
Todos os indivíduos que são objetos de dados pessoais mantidos pelo Sistema Jornal do Commercio de Comunicação têm direito a:
- Perguntar quais informações a empresa mantém sobre eles e por quê;
- Pedir acesso a ele;
- Ser informado sobre como mantê-lo atualizado;
- Estar informado sobre como a empresa está cumprindo suas obrigações de proteção de dados;
- Se um indivíduo entrar em contato com a empresa solicitando essa informação, isso é chamado de solicitação de acesso ao assunto.
Os pedidos de acesso ao assunto de indivíduos devem ser feitos por e-mail, dirigidos ao controlador de dados.
O controlador de dados pode fornecer um formulário de solicitação padrão, embora os indivíduos não tenham que usar isso.
Divulgar dados por outros motivos
Em determinadas circunstâncias, a Lei de Proteção de Dados permite que dados pessoais sejam divulgados às agências de aplicação da lei sem o consentimento da pessoa em causa.
Nestas circunstâncias, Sistema Jornal do Commercio de Comunicação divulgará os dados solicitados. No entanto, o controlador de dados assegurará que o pedido seja legítimo, buscando assistência do conselho e dos conselheiros jurídicos da empresa, quando necessário.
Fornecer informações
O Sistema Jornal do Commercio de Comunicação visa garantir que os indivíduos estejam conscientes de que seus dados estão sendo processados e que eles entendem:
- Como os dados estão sendo usados
- Como exercer seus direitos
- Para esses fins, a empresa possui uma declaração de privacidade, especificando como os dados relativos aos indivíduos são utilizados pela empresa.
O Sistema Jornal do Commercio de Comunicação sabe o quanto é importante para você conhecer e estar
seguro sobre a utilização dos seus dados pessoais. Por isso, nos preocupamos em esclarecer e divulgar nossa
política de utilização dessas informações. Assim, você poderá entender melhor quais informações obtemos e
como as utilizamos. Dedique alguns minutos do seu tempo para ler essa política e aproveitar de forma
consciente e segura tudo o que o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação tem para oferecer. Para
assegurar regras claras e precisas, o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação pode alterar essa política
de tempos em tempos, e sendo assim, recomenda sua leitura periodicamente.
Esta política permitirá que você saiba:
- Quais informações obtemos;
- O que são cookies e qual a sua utilidade;
- Como serão utilizadas estas informações;
- Quem coleta as informações;
- Com quem suas informações podem ser compartilhadas;
- Quais são as suas opções a respeito da coleta, uso e distribuição de suas informações;
- Como o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação trata suas informações relativas a finanças pessoais e saúde;
- Precauções de segurança estabelecidas para sua proteção em caso de perda, má utilização ou alteração de suas informações e;
- O que mais você precisa saber sobre sua privacidade na Internet.
Quais são as informações que obtemos
O Sistema Jornal do Commercio de Comunicação coleta informações de diversas formas, em diferentes áreas do portal.
Algumas informações pessoais são obtidas quando você se registra. Durante o processo de registro, o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação pergunta seu nome, endereço de e-mail e outras informações pessoais. Quanto mais informações corretas você fornecer, melhor será a personalização da sua experiência.
Entretanto, é tecnicamente impossível que os assinantes ou quaisquer usuários do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação escolham como login para registro palavras, expressões ou conjuntos gráficos denominativos que já tenham sido escolhidos anteriormente por outros usuários e/ou assinantes, bem como é vedado a esses, assinantes e/ou usuários a escolha de expressões malsoantes, injuriosas, coincidentes com marcas de produtos ou serviços de terceiros, denominações sociais, expressões publicitárias, nomes ou pseudônimos de personalidades públicas, de pessoas famosas ou registrados por terceiros, ou que não remetam à identidade do registrante e, em geral, contrários à lei, à ordem ou às exigências da moral e dos bons costumes comumente aceitos. Além disso, é terminantemente proibido o uso de nomes de marcas, programas, produtos ou serviços de propriedade ou oferecidos pelo Sistema Jornal do Commercio de Comunicação ou de qualquer uma de suas sociedades controladoras, sociedade controladas ou sociedades sob controle comum.
O assinante e/ou usuário que desobedecer ao estabelecido no parágrafo supra poderá ter o seu login cancelado e bloqueado sem aviso prévio e a critério exclusivo do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação.
Depois do registro, você estará apto a usufruir e desfrutar de benefícios de um usuário cadastrado do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, incluindo a participação em promoções, eventos on-line, sorteios e compras.
O Sistema Jornal do Commercio de Comunicação possui diversos parceiros e/ou patrocinadores, que também criam sorteios e promoções, oferecendo inúmeros bens e/ou serviços através de sites que são acessados dentro do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. As informações que você fornece quando visita e/ou completa transações nesses sites são obtidas por esses parceiros e/ou patrocinadores, estando assim sujeitas às suas próprias práticas de obtenção e uso de dados, sem que caiba qualquer responsabilidade Sistema Jornal do Commercio pelo manuseio de tais informações. Para obter informações sobre as políticas e normas de privacidade desses parceiros e/ou patrocinadores, sugerimos que você localize as normas de relacionamento específicas dentro do próprio site do parceiro.
O que são "cookies" e qual sua utilidade
Cookies são pequenos arquivos de texto enviados ao seu computador. Os cookies são armazenados no seu computador. Estes pequenos arquivos servem para reconhecer, acompanhar e armazenar a navegação do usuário na Internet.
O uso de cookies para acompanhar e armazenar informações possibilitará o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação oferecer um serviço mais personalizado (hiperlink para o texto explicativo sobre personalização), de acordo com as características e interesses de seus usuários, possibilitando, inclusive, a oferta de conteúdo e publicidade específicos para cada pessoa, beneficiando a experiência do usuário na Internet.
Em geral, os cookies são utilizados para: Proporcionar serviços diferenciados, lembrando quem você é e quais são os seus hábitos de navegação, além de acessar as informações do seu cadastro no Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (armazenadas em nossos servidores);
Ajudar os parceiros do Canal de Compras do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação a acompanhar visitas e negócios em suas lojas;
Calcular a dimensão da audiência do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação;
Acompanhar o andamento de promoções. Quando uma promoção organizada pelo Sistema Jornal do Commercio de Comunicação usa cookies, as informações gravadas no cookie indicam a pontuação do usuário.
Medir certos padrões de navegação, mapeando quais áreas dos sites SJCC você visitou e seus hábitos de visita como um todo. Usamos essa informação para verificar a rotina de navegação dos nossos usuários, e assim oferecer conteúdo e/ou serviços cada vez mais personalizados.
Facilitar e agilizar o preenchimento de formulários. As informações contidas nos cookies de cada usuário
podem ser utilizadas para preencher previamente os formulários de coleta de dados existentes na Internet.
Os anunciantes, parceiros e/ou patrocinadores do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação poderão utilizar seus próprios cookies, os quais não são cobertos por esta política. Sugerimos que você consulte as políticas de privacidade dessas empresas.
Como serão utilizadas estas informações
As informações coletadas pelo Sistema Jornal do Commercio de Comunicação serão utilizadas para personalizar o conteúdo e/ou serviços disponibilizados. Isso inclui serviços de personalização, comunicações interativas, compras on-line e outros tipos de serviços. Sabendo mais sobre você, o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação pode fornecer conteúdo e serviços mais relevantes e proporcionar uma melhor experiência on-line.
As informações também poderão ser utilizadas para gerar dados estatísticos gerais com finalidade informativa ou comercial. Informações geográficas, demográficas, psicográficas e de perfil de uso dos usuários do Sistema Jornal do Commercio oderão ser fornecidas a parceiros, patrocinadores, anunciantes ou outras empresas externas, sem que sejam revelados nomes ou outros dados de navegação.
As informações coletadas poderão ser utilizadas para direcionamento de campanhas publicitárias de uma forma geral, como por exemplo no caso em que um anunciante determina como foco de uma determinada campanha homens com mais de 25 anos. Nesse caso, veiculamos a propaganda aos usuários dentro dessa faixa etária utilizando banners e/ou e-mails promocionais. Os usuários ao se cadastrarem no Sistema Jornal do Commercio de Comunicação terão a opção de receber ou não em sua conta de e-mail ofertas e/ou propaganda, sendo que, a qualquer tempo, essa opção poderá ser alterada pelo usuário.
As informações pessoais individuais não serão comercializadas ou fornecidas a terceiros em nenhuma hipótese, salvo em estrito cumprimento de ordens judiciais ou procedimentos jurídicos similares. Todas as informações fornecidas a parceiros, patrocinadores, anunciantes e demais serão apenas de grupos de usuários (segmentos de mercado).
Quem coleta as informações
Quando o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação solicita informações pessoais a você, essas informações estarão sendo enviadas somente a sites administrados pelas empresas do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, a não ser que seja indicado de forma diferente. Alguns parceiros, patrocinadores, anunciantes e demais que sejam acessados através do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, poderão solicitar informações financeiras e/ou pessoais suas. Num caso como esse essas informações não estarão sendo enviadas ao Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, e, sendo assim, o portal não terá qualquer responsabilidade pela utilização e manejo dessa informação, não sendo aplicada a presente política.
O Sistema Jornal do Commercio de Comunicação destaca que no site das empresas que compõem o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação podem existir links e/ou páginas que utilizem publicidade gráfica de outros parceiros e/ou empresas, como por exemplo, o Google Ads, que utiliza relatório de informações demográficas da respectiva plataforma de publicidade. Caso você tenha interesse em desativar tal publicidade gráfica, deverá acessar o link configurações de anúncios ( https://www.google.com/settings/ads ) e personalizar sua própria experiência.
As promoções realizadas pelo Sistema Jornal do Commercio de Comunicação podem ser patrocinadas por outras empresas ou segundo uma parceria entre o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação e uma dessas empresas. Alguns ou todos os dados coletados durante uma promoção podem ser compartilhados com o parceiro e/ou patrocinador. Se os dados forem compartilhados, você será notificado antes da coleta ou transferência dos dados. Assim, poderá decidir não participar da promoção se não desejar que seus dados sejam compartilhados.
Sempre que você acessar anunciantes ou outros Sites da Web através de links presentes no site do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, aqueles poderão coletar informações sobre você. Lembramos que as práticas relativas à privacidade desses parceiros e terceiros não são cobertos pela presente política e podem ser bem diferentes dos padrões de privacidade do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação.
Com quem suas informações podem ser compartilhadas
O Sistema Jornal do Commercio de Comunicação não tem como prática a divulgação de informações que possam identificá-lo, salvo quando autorizado por você ou em circunstâncias previstas nesta presente política. Em alguns casos, essa identificação será necessária, caso você adquira um determinado produto ou serviço ou ganhe um prêmio cuja entrega, para ser feita, necessite de suas informações pessoais. A identificação também pode ser pedida para que uma determinada transação comercial possa ser efetivada. A revelação dos seus dados poderá ainda acontecer devido a exigências legais. Podemos revelar suas informações pessoais em algumas circunstâncias, listadas nos casos a seguir:
- Parceiros de negócios e patrocinadores: O Sistema Jornal do Commercio de Comunicação pode divulgar suas informações pessoais a alguns parceiros, patrocinadores, anunciantes e demais. Nesses casos, você já autoriza o compartilhamento de dados pessoais, que deverão ser utilizados, exclusivamente, para fins de ativação de descontos em produtos e/ou serviços. Os detalhes do uso compartilhado podem ser encontrados nos contratos de uso específicos e também nas regras das promoções.
- Alguns ou todos os dados coletados durante uma promoção do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação podem ser compartilhados com um patrocinador. Se forem compartilhados dados que possam identificá-lo, você será informado antes da coleta ou transferência de dados.
- Algumas promoções oferecem oportunidades para solicitação de informações adicionais dos patrocinadores. Solicitando mais informações, você dá ao Sistema Jornal do Commercio de Comunicação permissão para transferir suas informações pessoais para o patrocinador, para que ele possa atender à sua solicitação.
- Canal de Compras: Se você adquirir um produto no canal de compras do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, as informações obtidas durante a sua visita às lojas e as informações que você fornecer às mesmas, tais como o número do seu cartão de crédito e dados para contato, são automaticamente repassadas aos lojistas. Isso ocorre para permitir que as transações sejam efetuadas. Os lojistas que fazem parte do canal de compras do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação possuem práticas de privacidade e coleta de dados próprias. O Sistema Jornal do Commercio de Comunicação não se responsabiliza por essas políticas independentes. Para obter mais informações sobre o lojista, sua loja e suas políticas de privacidade, retorne à página inicial dessa loja e localize o link da respectiva política.
- Leilões: O Sistema Jornal do Commercio de Comunicação não possui um serviço próprio de leilões, e, portanto, não assume quaisquer responsabilidades em decorrência de informações que você venha a fornecer a sites que organizam esse tipo de evento. Lembramos que essas informações não estarão sujeitas à política de privacidade do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação.
- Dados de terceiros e dados agregados: Sob acordos de confidencialidade e demais instrumento contratuais, o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação pode comparar informações do usuário com dados de terceiros. Além disso, o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação pode divulgar estatísticas agregadas para grupos de usuários (por exemplo, 45% dos nossos usuários são do sexo feminino) com o objetivo de descrever nossos serviços para prováveis parceiros, anunciantes etc., bem como tendo em vista outros objetivos legais.
- Outros: O Sistema Jornal do Commercio de Comunicação também pode divulgar informações sobre o usuário em casos especiais nos quais temos razão para acreditar que a divulgação dessas informações é necessária para identificar, entrar em contato ou agir legalmente contra alguém que possa estar causando danos ou interferindo (intencional ou não intencionalmente) nos direitos ou na propriedade do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, de outros usuários do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação ou de qualquer pessoa que seja prejudicada por tais atividades. O Sistema Jornal do Commercio de Comunicação pode divulgar informações sobre o usuário quando exigido por lei e com objetivos administrativos ou outros que considerarmos necessários para manter e aprimorar nossos produtos e serviços.
Quais são as suas opções a respeito da coleta, uso e distribuição de suas informações
Se, ao se registrar, você indicou que está interessado em receber ofertas ou informações do Sistema Jornal do
Commercio de Comunicação e nossos parceiros, poderemos ocasionalmente enviar a você mensagens, via
e-mail, sobre produtos e serviços que possam interessá-lo. Somente o Sistema Jornal do Commercio de
Comunicação (ou agentes que trabalhem em nome do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação e sob
acordos de confidencialidade) enviarão a você essas comunicações e somente se você indicou que não tem
objeção contra essas ofertas. Se não desejar receber mais esses informes, basta dizer-nos ao fornecer suas
informações pessoais, ou, a qualquer momento, alterar suas informações cadastrais, selecionando a opção de
não receber mais essas comunicações. Serão necessárias sua identificação e senha no cadastro do Sistema
Jornal do Commercio de Comunicação para acessar suas informações cadastrais.
Para alguns tipos de promoções, solicitaremos seu endereço de e-mail para atualizá-lo sobre a sua pontuação,
suas participações e status nas premiações. Ao participar desse tipo de promoção, você automaticamente
recebe mensagens relacionadas à promoção, a menos que escolha a opção sem e-mail oferecida por algumas
delas. Ocasionalmente, essas mensagens de e-mail relacionadas à promoção podem incluir anúncios
direcionados. Se uma determinada promoção não oferecer uma opção de não recebimento de e-mail, você
poderá optar por não receber e-mails, mas você deixa de participar dessa promoção.
Você também tem opções em relação aos cookies. Modificando suas preferências de navegação, você tem a
opção de aceitar todos os cookies, ser notificado quando um cookie for enviado ou rejeitar todos os cookies.
Se você optar por rejeitar todos os cookies, não conseguirá usar alguns dos serviços do Sistema Jornal do
Commercio de Comunicação que requerem registro para participação. Também não poderá usufruir de todos
benefícios e facilidades de uma experiência personalizada na Internet.
O Sistema Jornal do Commercio de Comunicação não comercializa informações de usuários para ninguém. Na
ocasião da coleta ou transferência dos dados, nós o notificaremos, caso as informações a seu respeito sejam
compartilhadas com terceiros. Além disso, você sempre terá a opção de não permitir a transferência desses
dados. Se não desejar que eles sejam compartilhados, você poderá optar por não usar um determinado
serviço ou não participar de certas promoções ou concursos.
Como o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação trata suas informações relativas a finanças
pessoais e saúde
O Sistema Jornal do Commercio de Comunicação manterá de forma confidencial suas informações relativas a
finanças e saúde e nunca comercializará tais informações.
Sabermos qual seu perfil de utilização de serviços e recursos nos ajudará a oferecer um conteúdo
personalizado. Porém, como ocorre com todas as informações que podem identificá-lo, não disponibilizamos
essas informações para terceiros sem a sua permissão. Quaisquer estatísticas sobre usuários que possamos
fornecer a prováveis anunciantes ou parceiros, com relação ao uso de produtos ou serviços financeiros no
Sistema Jornal do Commercio de Comunicação são fornecidas somente em conjunto e não incluem nenhuma
informação que permita identificação pessoal de qualquer usuário individual.
Observe que existem locais na rede de Sites do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, nos quais você
pode transmitir informações sobre cartão de crédito para concluir uma transação de compra ou com o
objetivo de verificação. Sempre que solicitamos um número de cartão de crédito nós transmitimos esse
número no formato criptografado. Utilizamos a criptografia padrão da indústria, SSL (Secure Sockets Layer,
camada de soquetes de segurança).
Precauções de segurança estabelecidas para sua proteção em caso de perda, má utilização ou alteração de suas informações
As informações sobre a conta do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação são protegidas por senha,
para que somente você tenha acesso a suas informações pessoais
Sua senha é secreta e recomendamos que não a revele a ninguém. O Sistema Jornal do Commercio de
Comunicação não irá solicitar, em nenhuma hipótese, seja por e-mail ou telefone, sua senha pessoal.
Lembre-se também de desconectar-se da sua conta do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação e
fechar a janela do seu navegador quando concluir sua navegação na Internet. Isso garante que outras pessoas
não tenham acesso às suas informações pessoais e correspondências, caso você compartilhe um computador
com alguém ou esteja usando um computador em local público como uma biblioteca ou local de acesso
público à Internet.
Nenhuma transmissão de dados na Internet é 100% segura. Sendo assim, embora o Sistema Jornal do
Commercio de Comunicação sempre faça o possível para proteger suas informações pessoais, não é possível
garantir a segurança de todas as informações que você venha a nos fornecer. É uma decisão pessoal a
utilização do serviço nessas condições.
O que mais você precisa saber sobre sua privacidade on-line
Em última análise você é o responsável pela manutenção de sua privacidade e pelo sigilo de suas senhas e/ou informações pessoais.Sendo assim, recomendamos:
- Informe-se: ao acessar a Internet sempre busque a política/declaração de privacidade do Site que você está acessando.
- Diga a seus filhos para não falarem sobre sua senha com estranhos. Ensine-os a não fornecerem qualquer informação pessoal, incluindo seus nomes, e diga-lhes para nunca preencherem formulários on-line sem primeiro pedirem sua permissão.
- Use senhas complexas. Senhas simples são fáceis de serem quebradas. Use senhas complexas de combinações bastante longas de letras e números que necessitam combinações pouco usuais do teclado.
- Nunca forneça sua senha a ninguém on-line. Apenas forneça sua senha ao realizar compras pessoalmente. Se sua senha foi fornecida, mude-a imediatamente.
- Anúncios pessoais e salas de bate-papo são de domínio público. Qualquer informação que você torne disponível em salas de bate-papo, em fóruns ou em anúncios pessoais estará disponível a qualquer pessoa com acesso a esses locais. Sugerimos que você evite incluir informações que permitam às pessoas encontrá-lo, tais como o número de seu telefone ou seu endereço para correspondência.
Política de segurança do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação
Este instrumento, bem como outros termos, contratos, políticas, regras, exigências, limitações, sinalizações,
notas, notificações e demais condições disponíveis nos sites das empresas que compõem o Sistema Jornal do
Commercio de Comunicação, inclusive termos de uso de produtos específicos e a Política de Segurança e
Privacidade dos sites das empresas que compõem o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação localizada
no endereço https://ne10.uol.com.br/privacidade/ (“Política de Privacidade”), documentos estes passíveis de
alteração e tal como vigentes à época de utilização do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação
(doravante, todos, em conjunto, denominados "Termos Gerais"), regulamentam a disponibilização e a
utilização e acesso pelo usuário (doravante simplesmente denominado “Você”) aos Conteúdos (conforme
definição do termo abaixo), bem como limitam a responsabilidade da EDITORA JORNAL DO COMMERCIO S/A,
localizada na Rua Capitão Lima, 250, Santo Amaro, Recife, Pernambuco, inscrita no CNPJ sob o nº
10.798.130/0001-75 pela disponibilização dos mesmos.
Esta política permitirá que você saiba:
- Direitos sobre o conteúdo disponibilizado;
- Isenção de responsabilidade;
- Segurança e fluxo normal de comunicações entre servidores;
- Aceitação;
- Suspensão, bloqueio e exclusão;
- Condições gerais.
Direitos sobre o conteúdo disponibilizado
Todos os materiais contidos nos sites das empresas que compõem o Sistema Jornal do Commercio de
Comunicação e nos aplicativos disponibilizados pelo Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, incluindo
mas sem se limitar a textos, vídeos, formatos, ilustrações, animações, gráficos, fotografias, marcas, patentes,
fontes, grafismo, esquemas de cores, layout, trade-dress, identidade visual, experiência de navegação,
designs, aplicativos, interfaces de aplicativos, softwares, fragmentos de softwares (doravante designados
coletivamente ou em relação a qualquer parcela destes como “Conteúdo”) são protegidos pela legislação
brasileira, em especial pela Lei de Direitos Autorais (Lei Federal 9.610/98) e Lei de Propriedade Industrial (Lei
Federal 9.279/96).
Em relação ao uso autorizado dos Conteúdos, este consiste unicamente em uma licença a Você, não exclusiva,
intransferível, revogável e limitada, estritamente para visualização do Conteúdo nos meios disponibilizados e
autorizados pelo Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, sempre em âmbito pessoal e privado, sem
fins comerciais. Nenhum outro direito adicional é concedido a Você salvo se feito de forma expressa e por
escrito pelo Sistema Jornal do Commercio de Comunicação ou legítimo titular de direitos sobre o Conteúdo.
Lembramos que qualquer acesso e/ou utilização que não os expressamente autorizados ficam vedados. São
vedadas, exemplificativamente, as seguintes práticas, seja por meio de ação, dispositivo, mecanismo,
software ou de qualquer forma e para qualquer fim:
- (i) remover, alterar, interferir, degradar, desativar, evitar ou de qualquer forma modificar marca d’água,
copyright, símbolo, marca ou qualquer outro sinal indicativo de titularidade ou para outro fim inserido no
Conteúdo, ou quaisquer direitos e/ou mecanismos de proteção associados ao Conteúdo, bem como filtros e
controle de acesso, inclusive se baseados em território (geoblocking) ou faixa etária;
-
(ii) copiar no todo ou em parte, fazer download, executar engenharia reversa, “descompilar”, “recompilar”,
“compilar”, criptografar, “desencriptografar”, desmembrar, capturar, reproduzir, arquivar, distribuir, fazer
upload, publicar, modificar, traduzir, exibir, transmitir, distribuir, disponibilizar, utilizar métodos de data
mining, coleta ou extração de dados, ou embeddar o Conteúdo;
-
(iii) utilizar meta-tags para extração dos Conteúdos, reorganizar, armazenar, captar, exibir, retransmitir,
tornar disponível ou incorporar o Conteúdo, inclusive frames, recaps e screenshots em qualquer meio;
(iv) comercializar, distribuir gratuita ou onerosamente, anunciar ou desenvolver um negócio, direta ou
indiretamente, a partir do Conteúdo;
-
(v) utilizar o Conteúdo de qualquer forma para a criação de obras derivadas ou nele baseadas, tais como
aplicativos, websites, montagens, mash-ups, vídeos e materiais de marketing ou merchandising, entre outros;
-
(vi) modificar, remover, interferir, tentar alterar qualquer parte do Conteúdo, em especial os players de vídeo,
ou qualquer tecnologia por trás dos mesmos. Essa restrição também se aplica a qualquer alteração,
interferência ou ação que de qualquer forma possibilite, ainda que de forma privada, a visualização do
Conteúdo sem que sejam exibidos e/ou utilizados os aplicativos e players de vídeo disponibilizados pelo
Sistema Jornal do Commercio de Comunicação e todos os elementos relacionados aos seus sites (tais como
interface, marcas registradas e eventuais anúncios) ou sem que sejam acessíveis todas as funcionalidades,
anúncios e interfaces associados aos Conteúdos pelo Sistema Jornal do Commercio de Comunicação;
-
(vii) associar ou gerar qualquer impressão, de fato ou em potência, de associação de nomes, produtos,
pessoas, empresas, terceiros ou de qualquer elemento com os Conteúdos e/ou com o Sistema Jornal do
Commercio de Comunicação, seus sócios, talentos, afiliadas ou dirigentes; ou
-
(viii) utilizar de qualquer interface (API) da próprio Sistema Jornal do Commercio de Comunicação ou de
terceiros para qualquer fim, inclusive para extração, distribuição, execução e/ou disponibilização dos
Conteúdos.
Excepcionalmente, o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação autoriza a indexação automatizada de
textos presentes no Conteúdo, desde que estejam disponíveis em áreas de acesso irrestrito de seus sites e
não contenham qualquer ressalva à indexação, por crawlers de ferramentas de buscas de utilização pública e
gratuita exclusivamente para apresentação de hyperlinks em resultados gerais de busca que apontem para os
Conteúdos, desde que isto não importe em violação dos itens “i” a “viii” acima, em especial do item “iii”.
Isenção de responsabilidade
Hyperlinks externos não constituem endosso pelo Sistema Jornal do Commercio de Comunicação dos
sites/ambientes vinculados ou as informações, produtos ou serviços ali contidos.
O Sistema Jornal do Commercio de Comunicação não concede qualquer garantia relacionada à
disponibilidade, continuidade de funcionamento ou infalibilidade dos sites das empresas que compõem o
Sistema Jornal do Commercio de Comunicação e/ou Conteúdos, nem que os mesmos serão úteis para a
realização de qualquer atividade em particular. Ainda, consideradas as características do meio internet, o
Sistema Jornal do Commercio de Comunicação não garante a segurança e privacidade do Conteúdo fora dos
domínios dos seus sites, salvo se nos termos da Política de Privacidade, nem que o mesmo será ininterrupto,
livre de vírus ou outros problemas, erros e ataques e, em particular, não garante que terceiros não
autorizados não possam acessar e, eventualmente, interceptar, eliminar, alterar, modificar ou manipular de
qualquer modo os dados presentes e/ou transmitidos a seus servidores.
Segurança e fluxo normal de comunicações entre servidores
Fica expressamente vedada qualquer prática que possa prejudicar a imagem do Sistema Jornal do Commercio
de Comunicação ou violar direitos desta sobre o Conteúdo, danificar seu patrimônio, danificar ou de qualquer
forma interferir no fluxo normal de comunicações com seus servidores, na segurança, inviolabilidade e
privacidade dos dados lá armazenados e transmitidos, incluindo, mas não se limitando àquelas que importem,
possam importar em ou favoreçam:
- (i) Interceptação ou monitoramento do tráfego de dados a partir ou para os servidores do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação;
- (ii) Fraudar, mascarar ou alterar a origem de comunicações (incluindo, mas sem se limitar a alteração de cabeçalhos de e-mails, origem de arquivos, origem da requisição de dados, etc.);
- (iii) Degradar, fazer qualquer uso que não expressamente autorizado ou sobrecarregar com qualquer finalidade os servidores do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação;
- (iv) Acessar qualquer dado disponibilizado nos servidores do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação de forma ilegítima (falsificando credenciais, utilizando-se de credenciais de terceiros, etc.); ou
- (v) Quebrar, bypassar, danificar, adulterar ou degradar qualquer parte ou mecanismo de segurança do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação e seus servidores.
Aceitação
Ao assistir e/ou utilizar o Conteúdo de qualquer forma, Você expressa sua aceitação plena e sem reservas aos
Termos Gerais tal como vigentes naquele instante, para todos os fins de direito. Assim, a leitura atenta por
Você dos Termos Gerais em cada uma das ocasiões em que se propuser a assistir e/ou utilizar o Conteúdo é
recomendável. Se Você não concordar com algum dos termos e regras aqui previstos, Você não deverá assistir
e/ou utilizar o Conteúdo.
Suspensão, bloqueio e exclusão
A fim de otimizar a disponibilização do Conteúdo, o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação poderá,
inclusive por questões de segurança, restringir, limitar e realizar a suspensão ou bloqueios, totais ou parciais,
de disponibilização e acesso ao Conteúdo.
O Sistema Jornal do Commercio de Comunicação poderá descontinuar a disponibilidade ou distribuição de
qualquer Conteúdo, a qualquer tempo e sem necessidade de prévio aviso.
Condições gerais
No caso de conflitos existentes entre regras e instrumentos listados na definição dos Termos Gerais
constantes no caput deste instrumento, deverão prevalecer regras e condições sobre produtos e/ou serviços
específicos tal como disponibilizados por escrito pelo Sistema Jornal do Commercio de Comunicação.
O não exercício pelo Sistema Jornal do Commercio de Comunicação de quaisquer direitos ou faculdades que
lhe sejam conferidos por estes Termos Gerais ou pela legislação brasileira, bem como a eventual tolerância
contra infrações a estes Termos Gerais ou a seus direitos, não importará na renúncia aos seus direitos,
novação ou alteração de itens e cláusulas deste instrumento, podendo ainda o Sistema Jornal do Commercio
de Comunicação exercer seus direitos a qualquer momento.
Estes Termos Gerais, bem como a relação decorrente das ações aqui compreendidas, assim como qualquer
disputa que surja em virtude disto será regulada exclusivamente pela legislação brasileira.
Fica eleito o Foro Central da Comarca da Capital do Estado de Pernambuco para dirimir quaisquer questões
oriundas da utilização dos Conteúdos e/ou violação destes Termos Gerais, renunciando as partes a qualquer
outro, por mais privilegiado que seja ou venha a ser.
Caso você considere que existem fatos, circunstâncias ou suspeita de qualquer uso inadequado dos
Conteúdos ou qualquer questão de segurança relacionada ao Sistema Jornal do Commercio de Comunicação
e, em particular, que representem violação de direito autoral ou de propriedade intelectual ou outros
direitos, pedimos que envie uma comunicação ao Sistema Jornal do Commercio de Comunicação por meio do
e-mail privacidade@connectjc.com.br contendo, se possível, seus dados pessoais (nome, endereço e número
de telefone), bem como especificação do evento verificado por Você (em particular, quando se tratar de
suposta violação de direitos autorais, indicação precisa e completa dos conteúdos protegidos e supostamente
infringidos com as respectivas URLs).