TECNOLOGIA

Como usar as Habilidades Comportamentais para se destacar no mercado de trabalho?

Entenda quais as habilidades comportamentais importantes para o mercado de trabalho

Imagem do autor
Cadastrado por

Ana Uriarte

Publicado em 21/12/2023 às 11:17 | Atualizado em 21/12/2023 às 11:45
Artigo
X

O século 21 trouxe diversas mudanças para o mercado de trabalho. As novas tecnologias e a transformação digital dos negócios, além das evoluções já comuns à sociedade moderna, têm exigido dos profissionais habilidades que, em um mercado cada vez mais ágil e, são essenciais. Competências como comunicação, pensamento ágil e trabalho em equipe, são muitas vezes vistas como pré-requisitos em vagas dos mais diferentes níveis.

Mesmo com esse contexto empresarial de rápidas mudanças e transformações, a realidade é que a formação que os jovens têm acesso, muitas vezes segue um padrão de formação que ainda não contempla essas competências.

Pesquisas como as do Instituto Millenium (2021) mostram que mais de 70% dos jovens se sentem despreparados para o mercado de trabalho, mesmo nos anos finais da sua formação. E esse despreparo tem uma raiz comum: a lacuna entre o que é ensinado no ensino tradicional e as necessidades reais do mercado de trabalho.

A realidade é que os jovens ingressam nas empresas muitas vezes com um grande preparo técnico, mas encontram dificuldades em atividades rotineiras como: fazer a apresentação, lidar com a mudança de escopo de um projeto, ter uma reunião de lições aprendidas e por aí vai. Essas diversas situações, que exigem o desenvolvimento comportamental dos profissionais, por muitas vezes são grandes dificultadoras do seu desenvolvimento na carreira.

Existem também estudos, como o repport do Fórum Econômico Mundial, que já falam da necessidade de desenvolvimento dessas habilidades. Na sua última edição, o relatório do FEM listou as 10 habilidades mais importantes para os profissionais. Das 10 habilidades, 8 eram comportamentais e apenas 2 eram competências técnicas. Mas em um mercado onde a necessidade de habilidades comportamentais é latente, mas onde a formação tradicional não exerce esse papel, como o jovem pode se preparar para essa realidade?

Foi a partir desse contexto que a Happen, edtech pernambucana, nasceu. Com foco no desenvolvimento de habilidades comportamentais em jovens, a startup teve uma atuação inicial (2019) com capacitações corporativas. Em 2021, a Happen entendeu que poderia aumentar a escala e impacto através de uma solução tecnológica, foi quando juntamente com o SEBRAE Pernambuco e Porto Digital, criaram a Quark, um app voltado para o desenvolvimento de habilidades comportamentais em jovens.

A Quark é um aplicativo simples e intuitivo. Para começar a aprender, o usuário só precisa fazer o download do app na sua loja de aplicativos e começar a usar, de forma totalmente gratuita. Além de um mapeamento de habilidades comportamentais, os usuários ainda têm acesso a quase 40 horas de conteúdo em habilidades como comunicação, inteligência emocional e liderança.

Ao finalizar uma trilha, o usuário ainda conquista certificados que podem ser usados para melhorar o seu currículo!

Sobre a Quark

Depois de 8 meses de mercado, o aplicativo Quark já conta com mais de 10 mil usuários espalhados por todo Pernambuco e mais de 22 mil certificados já emitidos. O impacto desse aplicativo é sentido no dia a dia dos alunos que utilizam a solução, como Jennyffer Viana, aluna da ETE Porto Digital, que disse: “A Quark é um aplicativo muito bom e inspirador! Os conhecimentos são ótimos e ainda dá direito a um certificado!”.

A Quark é uma solução que mostra como a tecnologia e a vontade de transformar a realidade através de uma solução de escala podem transformar a sociedade.

Para saber mais, é só baixar o app na sua loja de aplicativos ou entrar em contato através de plataformaquark.com. 

  • Autora: Ana Uriarte

Ana Uriarte é cofundadora da Happen, edtech pernambucana focada no desenvolvimento de habilidades comportamentais. Além disso, também atua como líder de comunidade na Manguezal, comunidade de startups de Recife. Em 2023 também foi uma das 20 brasileiras selecionadas no programa YLAI pela embaixada americana no Brasil. Durante sua trajetória, já representou Pernambuco no cenário nacional de inovação como embaixadora de programas como CASE, Darwin Startups, InovAtiva e ALE Ambev. Além de ter realizado programas de inovação como Startup Weekend e Hackatons e ter realizado mentorias em programas como InovAtiva Brasil e Conecta Startups.

Tags

Autor