Inovação

Inovação e empreendedorismo: O que uma missão a Marte pode ensinar ao seu negócio?

Este artigo explora as correlações entre inovação, empreendedorismo e a audaciosa missão de conquistar Marte. Descubra como os desafios enfrentados em uma missão interplanetária podem inspirar novas abordagens e insights valiosos para impulsionar seu negócio rumo ao sucesso.

Imagem do autor
Cadastrado por

Moisés Falcão

Publicado em 13/10/2023 às 15:51
Artigo
X

A jornada do seu negócio pode ser parecida com uma missão à Marte, e isso significa que errar muitas vezes é o cenário mais provável.

Já parou para pensar que um foguete em direção à Marte precisa seguir uma coordenada perfeita? Como acertar um planeta a mais de 80 milhões de quilômetros da Terra?

Na verdade não é assim que funciona uma viagem interplanetária. Na prática, um foguete erra a direção rumo à sua missão centenas de vezes. Ao mesmo tempo, esses erros podem ser considerados pequenas vitórias.

Então errar é bom?

Corrigir a rota constantemente garante que a missão percorra o melhor caminho possível e economize o máximo de combustível. Caso em algum momento esse mecanismo pare de funcionar, é muito provável que o foguete passe a milhares de quilômetros do seu objetivo.

Então, significa que esse pequeno ajuste constante é uma falha e uma vitória ao mesmo tempo.

Se esse ajuste de rota fosse executado apenas na metade do caminho do destino final, o que aconteceria é que o foguete poderia estar muito distante do trajeto planejado e com isso, a mudança de direção exigiria muito combustível e o foguete faria um trajeto em zig-zag de milhares de quilômetros.

Não é diferente no seu negócio

Assim como um foguete precisa corrigir a rota para evitar um fracasso na missão, a sua empresa precisa corrigir o seu direcionamento estratégico em pequenos passos.

Demorar muito para tomar decisões e realizar ajustes, tornará muito custoso mudar a direção do seu negócio no futuro.

Uma estrutura de inovação no seu negócio ajudará a criar uma cultura de ajuste contínuo de direção estratégica.

Cada pesquisa de usuário, cada prototipação, cada validação de hipóteses realizadas de maneira cíclica, fará com que o seu negócio sofra pequenos flops, que no final das contas trará pequenos aprendizados validados e farão o seu negócio se manter na rota rumo às necessidades das Personas.

Pequenos ajustes estão presentes em tudo

O que é mais fácil? Acertar um chute a gol do outro lado do campo ou conduzir a bola realizando pequenos toques até chutar a bola na rede?

Mesmo em uma estrada reta, precisamos de maneira constante realizar ajuste ao volante ao invés de travar a direção fixamente.

Podemos dar muitos exemplos de como realizar ajustes constantes são mais seguros do que realizar grandes apostas ou planejamento de longo prazo.

O processo de inovação é como um volante, um pequeno toque de bola ou o motor propulsor que corrige a rota do seu negócio rumo ao sucesso.

Tags

Autor