TECNOLOGIA

Porto Digital vai inaugurar o primeiro parque tecnológico brasileiro na Europa

O Porto Digital tem ganhado mais espaço no Brasil e, agora, expande para o território europeu com inauguração oficial marcada para hoje (05)

Imagem do autor
Cadastrado por

Amanda Marques

Publicado em 05/10/2023 às 8:23 | Atualizado em 05/10/2023 às 8:41
X

Nesta quinta-feira (05), Portugal receberá o primeiro parque tecnológico brasileiro na cidade de Aveiro. Esse parque será, na verdade, uma extensão do Porto Digital, do Recife. 

Porto Digital Europa é um hub que tem como objetivo a internacionalização de startups e empresas de TI brasileiras, além de criar uma ponte de acesso de empresas portuguesas de TI ao mercado brasileiro. 

A oficialização da abertura do Porto Digital Europa acontecerá hoje, 05 de outubro, às 11h, durante o Brazil Tech Days, que faz parte da programação do Aveiro Tech Week. O hub vai funcionar no Parque de Exposições de Aveiro temporariamente com 4 empresas brasileiras embarcadas e outras 5 em fase de negociação.

A inauguração contará com a presença do presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, a vice-presidente do Porto Digital Europa, Mariana Pincovsky, o country manager do Porto Digital Europa, João Barbosa, a secretária de Ciências, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Mauricélia Montenegro e o presidente da Câmara de Aveiro, José Tibau Esteves.

Porto Digital

O maior parque tecnológico urbano e aberto do Brasil fica na cidade do Recife. Conta com 350 empresas com 17 mil profissionais e empreendedores. Esses empreendimentos geraram um faturamento anual de mais de R$ 4,75 bilhões em 2022.

O Porto Digital ocupa uma área de 171 hectares na área central do Recife. Desde a fundação do parque tecnológico, em 2000, já foram restaurados mais de 138 mil metros quadrados de imóveis históricos.

O Porto Digital é fruto e referência nacional de uma ação coordenada entre governo, academia e empresas, conhecido como modelo "Triple Helix".

Vídeo relacionado: Como trabalha no Porto Digital? 

Tags

Autor