eVTOLs

"Carro voador": Embraer lidera mercado com quase 3 mil encomendas para eVTOLs

Segundo a Embraer, carro voador deve fazer seu primeiro voo em 2024

Imagem do autor
Cadastrado por

Amanda Marques

Publicado em 06/09/2023 às 11:45
Noticia
X

Em ranking internacional, que mostra o número de encomendas de carros elétricos voadores, chamados de eVTOLS, a Embraer foi apontada como a líder com sobra no mercado.

A Embraer é um conglomerado transnacional do Brasil, que fabrica aviões comerciais, agrícolas, militares, além de peças e serviços. Agora, a fabricante é apontada como uma das referências quando o assunto é carro voador.

De acordo com o índice de Realidade de Mobilidade Aérea Avançada (AAM Reality Index), da SMG Consulting, a startup Eve, subsidiária da Embraer, já acumula 2.850 pedidos pelos eVTOLS, segundo o G1.

A empresa do Brasil ultrapassa empresas como a Vertical Aerospace, do Reino Unido, e a Ehang, empresa da China. Confira o top 5 no ranking das empresas destaque no mercado de carros voadores: 

Empresa País Quantidade de encomendas
Eve Holdings Brasil 2850
Vertical Aerospace Reino Unido 1425
Ehang China 1256
Electra Estados Unidos 1200
Elroy Air Estados Unidos 920

Primeiro voo do eVTOLS da Embraer 

O primeiro voo do carro voador da Embraer está previsto para acontecer em 2024, mas é apenas em 2026 que o veículo deve funcionar plenamente.

Carro voador no Brasil 

No Brasil, a expectativa está voltada para a unidade já existente da Embraer, localizada em Taubaté, em que a unidade será ampliada para receber a linha de produção do eVOLTs. A unidade foi inaugurada no mês passado. 

Os primeiros carros voadores lançados devem operar de forma comercial primeiramente na capital paulista a partir de 2026, segundo a Embraer. 

Tags

Autor