Nesta quinta-feira (17), o Innovation Meeting Brasil iniciou uma sucessão de conhecimentos que fazem negócios e lideranças saírem de uma simples engrenagem para um futuro verdadeiramente exponencial. No palco do Hotel Atlante Plaza, o evento de tecnologia e inovação expandiu as concepções de fazer negócios, principalmente com as mudanças que as novas tecnologias impõem ao mercado.
A primeira pessoa a subir ao palco foi o presidente da Opmitize Group, André Navarrete, que realizou a abertura e também conduziu o evento com representantes de grandes empresas desde o setor público e privado, como a Red Hat, CODATA, OST, Arklok e muitas outras. Apesar de diferentes focos, ambos compartilhavam a mesma percepção: o uso da tecnologia à favor dos negócios.
Quer saber mais sobre o evento? Leia a seguir para imergir no primeiro dia do Innovation Meeting Brasil 2023:
O primeiro impacto das rodadas de palestras e discussões do Innovation Meeting foi o uso da Inteligência Artificial nos negócios. O apresentador, professor, membro da Federação Mundial de Estudos do Futuro (WFSF) em Paris e referência em Inteligência Artificial, Gil Giardelli, foi o primeiro palestrante e um dos que mais marcaram o evento desta quinta-feira.
Giardelli mostrou para os líderes o poder de uma nova tecnologia que tem ganhado a curiosidade do público: a inteligência artificial. O educador apresentou as mais diversas utilidades e desdobramentos que são potencializados com o poder da IA, seja nos negócios ou nas interações humanas.
Para o Portal NE10, Gil Giardelli conversou sobre essa novidade e a preocupação iminente da Inteligência Artificial substituir empregos.
“A IA está substituindo empregos que são repetitivos, a boa notícia é que nós estamos sendo substituídos por empregos que não deveriam mais existir mais no século XXI para os seres humanos. Mas, ao mesmo tempo que se fecha um emprego, são três novos que estão se abrindo e exigem mais da mente humana, pensamento e educação, então, são empregos melhores.”, afirmou Gil Giardelli.
“Estamos ficando obsoletos naquilo que é repetitivo. Logo, é o nosso desafio ajudar as pessoas que estão neste momento entendendo essa nova fase da economia e a era da inteligência artificial”, completou.
Além disso, Giardelli mostrou em sua apresentação o robô NAO, que chamou a atenção entre os participantes da apresentação. O pequeno robô tem um visual futurista e é capaz de responder perguntas, dançar, além da capacidade de entrevistar e gravar vídeos.
Somado a IA, mais duas discussões seguiram no Innovation Meeting Brasil, que destacou temas como cibersegurança, desenvolvimento de software e computação na nuvem. Os líderes que estavam presentes puderam tirar as dúvidas com os profissionais e ter dicas exclusivas para impulsionar seus negócios.
Outro espaço para a discussão de negócios foram as suítes destinadas para cada empresa participante. Chamadas de “Business Suites”, a ideia é gerar conexões entre líderes e impulsionar o networking dentro das suítes de dois andares do Hotel Atlante Plaza.
Qualquer empresário ou empresária pode participar das discussões dentro das suites e, até mesmo, apresentar suas ideias de negócios, seja em busca de parceria ou orientação.
Durante a apresentação de André Navarrete, foi anunciado o evento RioMar Innovation Summit, com parceria do Sistema Jornal do Commercio e Comunicações, que tem o objetivo de explorar diversos temas de tecnologia e inovação.
O público do RioMar Innovation vai contar com empresários, nomes de referência nas áreas tech e de inovação, além de estudantes. O evento está previsto para acontecer no ano de 2024.