Imagina se a moda pega? A popularização da IA tem viralizado de várias formas nas redes sociais, mas, recentemente, revelou um caso que surpreendeu: uma traição. Sim, uma influencer clonou a voz do seu namorado com Inteligência Artificial e descobriu que ele a traiu na noite anterior.
No começo do vídeo que viralizou, a jovem explicou que o namorado mentiu para ela na noite passada e estava agindo muito estranho. Desconfiada, Mia Dio, influencer com mais de 5 milhões de seguidores no TikTok, clonou a voz a partir de um software alimentado pela IA.
> Quer saber mais sobre o mundo da tecnologia? Assine aqui a Newsletter Inova.AÍ para receber as principais notícias no seu e-mail;
A descoberta da traição
A jovem criou um roteiro para que a voz clonada do seu parceiro fizesse que o amigo respondesse as perguntas sobre a noite passada.
Com toda a descrição feita pelo sistema, a Mia ligou para o amigo do namorado e utilizou a voz clonada para saber das informações, descobrindo em seguida que foi traída.
“Você bebeu muito no Mcdensen’s ontem à noite e ficou com uma garota universitária aleatória na frente de todo mundo”, falou o amigo na chamada.
Confira o vídeo completo:
@miadio I cloned my boyfriends voice using #AI to find out if he was cheating on me. #fyp #cheating #boyfriend #voicecloning ? original sound - Mia Dio
Clonagem de voz com IA
Com o fácil acesso a inteligência artificial, é cada vez mais fácil usar a tecnologia para produzir conteúdos, como áudio, imagens e vídeos com muita qualidade e realismo. Contudo, casos com o uso dessa IA por pessoas más intencionadas já são registrados, principalmente na clonagem de voz.
Um exemplo disso é o caso da mãe, identificada como Jennifer DeStefano, que atendeu uma ligação de número desconhecido e disse ter escutado a voz da filha em prantos. DeStefano comentou para o jornal WKYT que ouviu a voz do suposto sequestrador dando ordens para a filha.
De acordo com a emissora americana, o caso teve relação com IA capaz de reproduzir a voz da sua filha com tamanha fidelidade.
Segundo o agente especial do FBI em Phoenix, Dan Mayo, esses golpes se tornam mais fáceis uma vez que os criminosos utilizam dos conteúdos nas redes sociais para fazer essa clonagem de voz.
Comentários