Online

O QUE É O DISCORD? Criminosos usam plataforma para ataques e abusos

Aplicativo permite transmissão ao vivo de jogos

Nathália Macêdo
Nathália Macêdo
Publicado em 26/06/2023 às 22:02 | Atualizado em 26/06/2023 às 22:04
Noticia
Martin BUREAU / AFP
Discord é um aplicativo de voz FOTO: Martin BUREAU / AFP

O Discord, utilizado por gamers em jogos online, foi citado em uma reportagem do Fantástico, no último domingo (25). Lá, foi revelado que o aplicativo havia virado uma ferramenta para envolver jovens em práticas criminosas.

  • Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo da tecnologia e inovação? Acesse aqui para se inscrever na Newsletter Inova.AI

O QUE É O DISCORD?

O Discord, criado em 2015, é um aplicativo gratuito de comunicação que permite que você converse por voz, vídeo e texto com amigos, comunidades de jogos e desenvolvedores.

Anteriormente, ele foi pensado e criado apenas para o universo gamer. Entretanto, nos últimos anos o Discord expandiu e começou a permitir criação de conversar por texto, chamadas de voz e chamadas de vídeo para quem quisesse.

Discord

O Discord é um aplicativo usado principalmente para bate-papos - Discord

Atualmente, ele pode ser usado em quase todas as plataformas e dispositivos conhecidos, incluindo Windows, macOS, Linux, iOS, iPadOS, Android, consoles e navegadores.

DISCORD NO FANTÁSTICO

Desde abril, o Fantástico mostrou como criminosos utilizavam o Discord para chantagear e abusar menores de idade. Neste domingo, o programa revelou como tudo funcionava. Confira:

Caso os adolescentes não cumprissem desafios na frente das câmeras, os infratores divulgariam fotos íntimas deles na internet.

Ainda de acordo com o Fantástico, na última sexta-feira (23), a Polícia Federal prendeu dois criminosos que agiam na plataforma e identificaram mais um.

Figma

Plataforma Discord. - Figma

Carlos Eduardo, conhecido como DPE, que estava foragido, foi preso nesta segunda-feira (26), dia seguinte após a exibição da reportagem. Ao todo, cinco pessoas foram presas.

"Eles são sádicos, misóginos, eles têm um asco, um avesso por mulheres", disse o delegado Fábio Pinheiro Lopes para o programa.

Além da responsabilização individual dos agressores, o Ministério Público de São Paulo também investiga o próprio Discord.

Urbandigital

Servidores no Discord. - Urbandigital

RESPOSTA DO DISCORD

Em entrevista ao Fantástico, o porta-voz do Discord disse que a plataforma "não tolera comportamento odioso".

"Nós somos proativos e investigamos grupos que podem estar envolvidos em ameaças a crianças e trabalhamos para tirar esses agentes ruins da plataforma", finalizou.

Comentários