ChatGPT

ChatGpt, tecnologia e sustentabilidade: Entenda como esses assuntos influenciam o futuro do trabalho no mundo

Pandemia de COVD-19, inflação, chatGpt, meio ambiente, tudo para preocupar o futuro do seu emprego. Neste artigo vamos entender um pouco mais sobre como sobreviver a estas ameaças.

Jair Ventura
Jair Ventura
Publicado em 22/06/2023 às 17:46
Artigo
Thiago Lucas/ Design SJCC
ChatGpt, tecnologia e sustentabilidade: Entenda como esses assuntos influenciam o futuro do trabalho no mundo FOTO: Thiago Lucas/ Design SJCC

O assunto do momento é a possível perda de empregos por causa do avanço repentino das IAs. Mas será que esta é a única mudança que estamos tendo no mundo da tecnologia que irá impactar nos empregos?

Não, claro que não. A situação geopolítica mundial está afetando os mercados de forma muito agressiva, principalmente na questão energética. O conflito na Ucrânia e a pandemia de COVID-19 causaram o aumento da inflação no mundo todo.

Os profissionais de tecnologia também estão sendo afetados? O engenheiro de software Luiz Claudio Siqueira aborda bem essa questão no artigo ChatGPT: Quem vai perder o emprego para o ChatGPT ? onde fala que "Cada vez mais profissionais estão correndo o risco de serem substituídos por uma máquina ou algoritmo." e nos mostra também quais as profissões ameaçadas pela IA. Mas também nos diz como seguir em frente e tirar proveito desta tecnologia.

O Fórum Econômico Mundial publicou, em maio de 2023, o relatório Futuro das profissões, em tradução livre, feito em 45 economias cobrindo 11,3 milhões de trabalhadores. Nele podemos ter um retrato de uma tendência para os próximos 5 anos de várias profissões. Vamos falar um pouco sobre isso.

E as vagas de empregos vão diminuir?

Realmente tem uma notícia ruim nesse aspecto, porém o que o relatório mostra é que haverá uma transformação no mercado de trabalho. Nos próximos 5 anos projeta-se uma perda de 83 milhões de postos de trabalho e a criação de 69 milhões de novos postos, constituindo um cenário estrutural de rotatividade.

Ou seja, uma movimentação de 152 milhões de empregados, 23% do total de 673 milhões dos trabalhadores das economias pesquisadas. Isto representa uma redução de 14 milhões de postos de trabalho, ou 2% do total de trabalhadores do universo pesquisado.

Que áreas terão crescimento e decrescimento mais rápidos?

Aí tem uma boa notícia para a área de tecnologia. Os empregos que terão o crescimento mais rápido são os baseados nessa área: Especialistas em IA e Aprendizado de Máquina, seguidos dos dos especialistas em Sustentabilidade e especialistas em BI.

As perdas mais rápidas serão nas funções de escritório, caixas bancários e funcionários dos serviços postais.

Nova mentalidade?

A conclusão que chegamos ao fim de tantos dados analisados é que o mundo continua mudando, só que rápido, e com mudanças de impacto profundo. Existem duas palavras que estão na mente, na mesa, rodas de conversa e em tudo que nos rodeia: Tecnologia e sustentabilidade.

Falamos de tecnologias disruptivas, mas a sustentabilidade precisa ser tratada com urgência, pois os efeitos de um desenvolvimento sem sustentabilidade vai impactar de maneira profunda a humanidade.

Para nossa sorte as novas gerações não estão dispostas a viver como a maioria de nós vive, sem se importar com as questões que envolvem as verticais da sustentabilidade.

Eles estão atentos às questões como sustentabilidade social, sustentabilidade ambiental e a sustentabilidade econômica que são de fato importantes para todo o mundo.

E o relatório mostra que este tema será responsável pela segunda força na criação de empregos. Mas isso é tema para outra conversa.

Comentários