Representado como um astro de destaque no nosso sistema solar, Marte é diferente do senso comum que o nomeia de "planeta vermelho". Essa afirmação vem da Agência Espacial Europeia (ESA), que tem comemorado os registros da sua sonda Mars Express, lançada há 20 anos.
Essa sonda tem a missão de estudar a atmosfera e clima do planeta, além de descobrir a sua estrutura, geologia, mineralogia e também foi responsável por buscar água na superfície de Marte, elemento já confirmado.
Mars Express fotografa o planeta em altitude de 300 km e gera imagens de até 50 km de largura. De acordo com a CNN Brasil, cerca de 1,1 bilhão de km foram percorridos em mais de 24 mil órbitas do planeta, resultado em mais de 1.800 artigos científicos publicados usando dados extraídos da missão.
Sona Mars Express revela a verdadeira cor de Marte
Em busca de mostrar a principal missão da sonda, a Agência Espacial Europeia (ESA) mostrou uma imagem simulada por 90 capturar fotográficas com detalhes que vão em conflito do velho consenso de que Marte é um planeta totalmente vermelho.
Como visto anteriormente, Marte é composto de cores como vermelho, azul e verde, mostrando um verdadeiro mosaico de cores no planeta.
A Agência Espacial explicou que a perspectiva é de 2.500 km acima da superfície, com a presença de sistemas de cânions colossais com resolução espacial de 2 km por pixel, segundo a CNN.
Comentários