Nesta segunda-feira, a Agência Espacial de Voos Tripulados da China já se prepara para enviar o primeiro astronauta civil para o espaço. Até o momento, apenas integrantes do Exército Popular de Libertação eram enviados.
O astronauta civil é um professor da Universidade Aeronáutica e Astronáutica de Pequim, Gui Haichao, de acorco com o porta-voz da agência espacial, Lin Xiqiang.
De 34 anos, o astronauta da província de Yunnan será responsável "pela operação em órbita das cargas experimentais de ciência espacial", disse Lin, segundo informações da AFP. Contudo, ele não será o único, fazendo parte de uma tripulação com mais dois astronautas.
Os astronautas fazem parte da missão Shenzhou-16, primeira missão espacial tripulada na etapa de aplicação e desenvolvimento da Estação Especial da China, segundo o The Global Times.
A decolagem para enviar Gui Haichao está prevista para 9:31h (22:31h no horário de Brasília desta segunda-feira) no Centro Jiuguan de Lançamento de Satélites, informou a Agência Espacial.
Esse é um dos esforços da China em um "sonho espacial", que consiste em investir um grande orçamento no programa espacial com esperança de enviar astronautas à Lua.
O país também avança em construir uma base no satélite natural. A Agência Espacial pretende realizar uma missão lunar triupalda até 2029.