Nesta quarta-feira (24), o Google realizou o Cresça com o Google, em Recife, e anunciou a doação de 23.500 bolsas de estudos com certificações de carreira da empresa nos cursos de UX Design, Análise de Dados, Gerenciamento de Projetos e Suporte em TI apenas para os pernambucanos.
As vagas são priorizadas para a população mais vulnerável, que serão distribuídas por ONGs e locais identificados com a ajuda da Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco e do Porto Digital.
Os cursos já estão disponíveis no Coursera, plataforma de aprendizagem on-line, onde os treinamentos serão desenvolvidos pelo Google para a capacitação de especialidades que requerem grandes demandas no mercado. Não é preciso ter experiência prévia para fazer os cursos.
Até o momento, ao entrar no site, o usuário poderá se cadastrar gratuitamente, contudo, há apenas 7 dias de teste gratuito. Quando esse período acabar, o estudante pagará US$ 14, cerca de R$ 69,27 para ter o certificado profissional Google, de acordo com o Coursera.
Na coletiva de imprensa, a big tech informou sobre os principais pontos que atua no Norte e Nordeste, destacando o estado de Pernambuco desde fatores como a capacitação até o apoio ao jornalismo e acesso à informações de qualidade.
O Google confirmou que tem contribuído com ações para aumentar a segurança e bem-estar das pessoas, como o desenvolvimento do Alerta SOS, que é ativado na Busca e Google Maps, para ampliar o acesso às informações úteis sobre as regiões, durante períodos de crise natural ou causada por ação humana.
Segundo a empresa, o Alerta SOS funciona em Pernambuco e reúne diversos conteúdos relevantes para que os usuários encontrem mais facilmente as informações que importam.
"Os usuários podem encontrar os alertas digitando na busca do Google o nome da região e do evento, exemplo: “Recife enchentes”. A empresa também procura auxiliar eventuais vítimas. Ano passado, o Google.org somou aos trabalhos em prol da população impactada pelas fortes chuvas em Recife, organizações que estavam suprindo necessidades imediatas das pessoas.", afirmou o Google.