Os alunos de nível superior, que cursam o 1° e 2° período do Embarque Digital, poderão se candidatar a bolsas estudantis. A iniciativa, chamada 'Ticket de Embarque', teve as inscrições abertas nesta segunda-feira (15).
O programa educacional é uma parceria entre a Prefeitura do Recife e o Porto Digital e tem duração de dois anos e seis meses.
Ao todo, 250 bolsas de permanência e formação em empreendedorismo serão oferecidas. O prazo de inscrição, exclusivamente pela internet, vai até às 18h da próxima quinta-feira (18).
Pelo convênio, serão oferecidas bolsas mensais no valor de R$ 248,39, durante oito meses. Confira:
Os recursos serão utilizados pelos jovens em situação de vulnerabilidade social para o pagamento de despesas, buscando evitar a evasão escolar.
A pessoa interessada deve estar regularmente matriculada em uma das instituições de Ensino Superior parceiras do Porto Digital em 2023.
Além de não estar desempenhando nenhuma atividade de trabalho remunerado, apresentar registro no CadÚnico (Cadastro Único para programas sociais) e ter uma conta bancária.
O projeto prevê, ainda, uma formação suplementar com 60 vagas que podem ser ocupadas por esses estudantes bolsistas ou outros que participem do Programa Embarque Digital.
Esse reforço inclui palestras e formação técnica para o desenvolvimento de uma proposta de base tecnológica que envolva uma modelagem de negócio.
Os nomes dos selecionados serão divulgados no dia 23 de maio, com a listagem de estudantes convocados para realizar o cadastro da bolsa disponível na página da Porto Digital.
É um programa educacional de fomento à formação de capital humano especializado na área de Tecnologia da Informação e Comunicação na Cidade de Recife.
A oferta de formação técnica é para os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para Internet.
Podem participar os(as) estudantes que tenham concluído o ensino médio na rede pública e que residam em Recife, por meio da nota do SSA ou ENEM.