Não é novidade que a área de programação está bastante aquecida, e que a quantidade de profissionais qualificados não atende a demanda do mercado.
A busca por profissionais qualificados na área de programação tem gerado o surgimento de inúmeros cursos de programação, cujo objetivo é atrair mais pessoas para essa área. Estes cursos vendem a promessa de capacitação rápida, salários altos e empregabilidade garantida após a finalização do curso. Que variam de 3 meses a 1 ano.
O Mercado realmente vem requerendo cada vez mais profissionais de programação, oferecendo boas remunerações. No entanto, é preciso se qualificar. Concluir um curso não garante a habilitação necessária para ingressar no mercado de tecnologia.
Essa falsa promessa vem causando bastante frustração nos estudantes, que acabam perdendo o interesse pela área e desistindo da carreira. Como resultado, o mercado continua carente de profissionais qualificados e essas pessoas passam a acreditar que a área de programação não é tão boa como foi prometida.
De acordo com o Catho a média salarial dos programadores no Brasil é a seguinte:
Um programador é o profissional que desenvolve sites, sistemas, jogos e aplicativos. Ele é responsável por projetar, criar, testar e aprimorar esses produtos, de modo a atender às necessidades do usuário. Um programador pode atuar como:
Qualquer pessoa pode entrar na área de programação, mas é preciso ter consciência de que não é uma tarefa fácil.
É necessário muito esforço, dedicação e tempo para aperfeiçoar as habilidades. Alguns podem conseguir o primeiro emprego mais rápido que outros, mas isso não significa que sejam melhores. Cada pessoa evolui no seu próprio tempo. Por isso, lute, acredite e no final desfrute da sua conquista.