Nesta terça-feira (09), o Telegram enviou uma mensagem contra a PL 2630/20, também conhecida como PL das Fake News, para todos os usuários do aplicativo. Além disso, a empresa também usou o seu canal "Telegram Brasil" para explicar tópicos e citar big techs como Meta e Google em seu texto.
Os usuários do app ficaram surpresos com a iniciativa do Telegram e divulgaram nas redes sociais a mensagem enviada.
"O Brasil está prestes a aprovar uma lei que irá acabar com a liberdade de expressão. O PL 2630/2020 dá ao governo poderes de censura sem supervisão judicial prévia. Para os direitos humanos fundamentais, esse projeto de lei é uma das legislações mais perigosas já consideradas no Brasil – leia aqui o porquê.
Fale com seu deputado aqui ou nas redes sociais hoje mesmo – os brasileiros merecem uma internet livre e um futuro livre.", mandou o Telegram.
Já no canal "Telegram Brasil", a empresa detalha pontos como poderes de censura ao governo, além de afirmar que o projeto de lei "É Desnecessário". Em mensagem, o Telegram cita o Google e Meta.
"É por isso que Google, Meta e outros se uniram para mostrar ao Congresso Nacional do Brasil a razão pela qual o projeto de lei precisa ser reescrito – mas isso não será possível sem a sua ajuda.", afirmou.
Meta, empresa dona do Instagram, Facebook e WhatsApp, refutou a citação do Telegram e negou as afirmações realizadas no texto.
O Google também se pronunciou sobre o caso do Telegram e afirmou que foram citados sem qualquer autorização ou conhecimento do texto.
TELEGRAM manda MENSAGEM surpreendente para USUÁRIOS sobre PL DAS FAKE NEWS