Telegram X PL 2630: Meta e Google respondem a mensagem do Telegram contra a PL das Fake News

Após Telegram enviar mensagem contra o Projeto de Lei 2630/20, Meta e Google negam citação
Amanda Marques
Publicado em 10/05/2023 às 7:52
BLOQUEIO Bolsonaro também se pronunciou contra decisão de Moraes e em consonância com a AGU Foto: KIRILL KUDRYAVTSEV / AFP


Nesta terça-feira (09), o Telegram enviou uma mensagem contra a PL 2630/20, também conhecida como PL das Fake News, para todos os usuários do aplicativo. Além disso, a empresa também usou o seu canal "Telegram Brasil" para explicar tópicos e citar big techs como Meta e Google em seu texto. 

Os usuários do app ficaram surpresos com a iniciativa do Telegram e divulgaram nas redes sociais a mensagem enviada. 

"O Brasil está prestes a aprovar uma lei que irá acabar com a liberdade de expressão. O PL 2630/2020 dá ao governo poderes de censura sem supervisão judicial prévia. Para os direitos humanos fundamentais, esse projeto de lei é uma das legislações mais perigosas já consideradas no Brasil – leia aqui o porquê.

Fale com seu deputado aqui ou nas redes sociais hoje mesmo – os brasileiros merecem uma internet livre e um futuro livre.", mandou o Telegram. 

{$item.ds_midia_credi} - {$item.ds_midia}

Já no canal "Telegram Brasil", a empresa detalha pontos como poderes de censura ao governo, além de afirmar que o projeto de lei "É Desnecessário". Em mensagem, o Telegram cita o Google e Meta. 

"É por isso que Google, Meta e outros se uniram para mostrar ao Congresso Nacional do Brasil a razão pela qual o projeto de lei precisa ser reescrito – mas isso não será possível sem a sua ajuda.", afirmou. 

Meta e Google negam 

Meta, empresa dona do Instagram, Facebook e WhatsApp, refutou a citação do Telegram e negou as afirmações realizadas no texto. 

"Tomamos conhecimento por meio de notícias na imprensa nesta terça-feira, 9 de maio de 2023, que o aplicativo Telegram enviou uma mensagem aos usuários no Brasil a respeito do PL 2630/2020, que está em tramitação no Congresso Nacional. A Meta refuta o uso de seu nome pelo Telegram na referida mensagem, e nega as alegações no texto. " - Meta.

O Google também se pronunciou sobre o caso do Telegram e afirmou que foram citados sem qualquer autorização ou conhecimento do texto. 

"Nesta terça-feira, 9 de maio, fomos informados de que o aplicativo de mensagens Telegram disparou um alerta aos seus usuários acerca do Projeto de Lei 2630/2020 (PL/2630). No texto, somos citados sem qualquer autorização e não reconhecemos seu conteúdo " - Emitiu Google, segundo Olhar Digital.

TELEGRAM manda MENSAGEM surpreendente para USUÁRIOS sobre PL DAS FAKE NEWS

TELEGRAM manda MENSAGEM surpreendente para USUÁRIOS sobre PL DAS FAKE NEWS

últimas
Mais Lidas
Webstory