Com ingressos esgotados quase um mês antes do início do evento, a Web Summit Rio reúne nesta primeira semana de maio 20 mil pessoas no Riocentro para uma conferência de tecnologia que terá mais de 900 startups, 500 investidores e centenas de palestrantes.
O palco principal vai ter transmissão ao vivo e grátis pelo canal da Web Summit no Youtube. A língua principal do evento é o inglês e você pode checar os links para a transmissões no final desse texto.
Será a primeira versão do Web Summit fora da Europa, onde a cúpula foi criada em 2009. Tecnologia, marketing, inteligência artificial e negócios estão entre os temas em debate.
A programação reúne do guru do marketing digital Neil Patel ao produtor, youtuber e músico brasileiro KondZilla. São centenas de painéis, exibições e rodadas de negócios, a maioria entre a terça e a quinta-feiras.
A abertura será nesta segunda (1º/05). a partir das 16h, com o co-fundador do movimento Black Lives Matter, Ay Tometi; o fundador do Nubank David Vélez; o apresentador Luciano Huck, entre outros. A partir da terça (2), ocorrem centenas de atrações, muitas simultâneas. O programa completo está aqui.
Além dos já citados, estarão entre os destaques a futurista Andrea Bisker; a presidente da Signal e ex-googler Meredith Whittaker; a denunciante do escândalo da Cambridge Analítica Brittany Kaiser; a executiva da Airbnb Catherine Powell e a CEO da OnlyFans Amrapali Ian.
Também participa Naomi Gleit, diretora de de produto da Meta (Facebook, Instagram e WhatsApp). A empresa, que investiu pesadamente no metaverso, viu seu valor de suas ações cair mais de 60% e demitiu mais de 11 mil funcionários.
Entre os brasileiros, Fernando Machado, CMO da NotCo, deve chamar atenção como unicórnio (gíria para novas empresas que valem mais de 1 bilhão), que desenvolve com inteligência artificial alimentos sem proteína animal.
Segundo o fundador e CEO do Web Summit, Paddy Cosgrave, a demanda para o evento no Brasil ficou bem acima do estimado, que era chegar a 5 mil pessoas ao Riocentro.
Em comunicado, Cosgrave disse que meta para o próximo ano (cujos ingressos já estão em pré-venda) é chegar a 30 mil participantes, tornando o Web Summit Rio o encontro de tecnologia proeminente e definidor da América do Sul.
O Web Summit foi criada em Dublin, em 2009, e teve sua primeira edição em 2010. A partir de 2016 passou a ser realizado anualmente em Lisboa e de forma híbrida em outras cidades europeias.
No palco principal do RioCentro vai ser transmitido diariamente no canal do Youtube da Web Summit Rio. Os links para as transmissões estão abaixo:
O Sistema Jornal do Commercio estará entre centenas de jornalistas que participam do evento. Você acompanha as reportagens nos canais de tecnologia do NE10, JC e no blog Social.