Tecnologia

Web Summit Rio: Como a IA Generativa pode transformar experiência do cliente no varejo

A IA Generativa é uma inovação em inteligência artificial que pode transformar a maneira como as empresas se relacionam com seus clientes

Arthur Silva
Arthur Silva
Publicado em 12/05/2023 às 14:35 | Atualizado em 12/05/2023 às 15:06
Artigo
Eóin Noonan / Web Summit Rio / Sportsfile
Painel discute o futuro do marketing com François-Xavier Pierrel JCDecaux), Gail Heimann (Weber Shandwick), Neil Patel (NP Digital) e o jornalista Guilherme Ravache (Valor Econômico) FOTO: Eóin Noonan / Web Summit Rio / Sportsfile

O Web Summit Rio 2023, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, ocorreu pela primeira vez na América Latina em sua primeira edição no Rio de Janeiro. Embora tenha deixado a desejar em muitos aspectos, mas isso é uma outra história.

Como era de se esperar, o WS Rio teve como destaque em quase todas as suas programações uma única temática: Inteligência Artificial.

No entanto, uma das mais recentes inovações em IA, chamada IA Generativa, roubou a cena. Essa tecnologia utiliza algoritmos para criar imagens, vídeos, textos e música de forma autônoma, trazendo novas possibilidades para diversos setores da sociedade.

O que me chamou mais atenção dentre todo o potencial que a IA generativa possui é como ela pode ser utilizada para melhorar a experiência do usuário. Em tempos de influência digital, ela permite que as marcas criem conteúdo personalizado, exclusivo e em tempo real. E isso muda e muito a forma como as ações de marketing e publicidade são feitas hoje. Essa personalização só é possível porque a IA Generativa leva em conta as preferências e os interesses dos usuários ao criar o conteúdo.

A IA Generativa pode ser aplicada para criar experiências de compra mais envolventes e imersivas. Por exemplo, uma loja virtual pode utilizar a IA Generativa para criar uma vitrine virtual personalizada para cada cliente, mostrando produtos que combinam com o perfil e o estilo de vida de cada um.

A startup Twiggy, presente no evento, utiliza a IA para criar uma experiência de compra personalizada para seus usuários. Através de sua solução, a Twiggy permite que o cliente selecione as peças que tem interesse ou queira usar como referência.

Reprodução/Twiggys
A startup Twiggy utiliza a IA para criar uma experiência de compra personalizada para seus usuários - Reprodução/Twiggys

Com base nessas informações, a solução Twiggy cria uma vitrine virtual personalizada para cada cliente, mostrando roupas que combinam com o que o usuário indicou. Isso torna o processo e a jornada de compra 100% intuitivos e únicos para cada usuário, aumentando ainda mais a interação e o engajamento com as marcas.

Reprodução/Twiggys
A startup Twiggy utiliza a IA para criar uma experiência de compra personalizada para seus usuários - Reprodução/Twiggys

A IA Generativa é uma inovação em IA que pode transformar a maneira como as empresas se relacionam com seus clientes e criar experiências de compra mais envolventes e imersivas.

É cada vez mais importante para as empresas investir em experiência do usuário, principalmente em um mundo digital onde a concorrência é intensa e o cliente tem muitas opções.

Isso é uma tendência atual, a personalização de conteúdo, uma vez que os usuários estão procurando cada vez mais por experiências personalizadas e relevantes. Isso significa que as empresas precisam entender as reais necessidades e preferências individuais de seus clientes e fornecer conteúdo que atenda a essas demandas de maneira específica e única.

A personalização de conteúdo não se limita apenas às compras online. As empresas podem usar a IA Generativa para criar ações personalizadas em todos os aspectos do negócio, desde o marketing de conteúdos até o atendimento ao cliente visando uma jornada omnicanal.

Em resumo, a personalização de conteúdo é uma tendência crescente na era digital, e a IA Generativa é uma ferramenta poderosa que as empresas podem usar para fornecer experiências únicas e personalizadas aos seus clientes. Aqueles que adotarem essa tecnologia de forma ética e responsável terão uma vantagem competitiva significativa no mercado atual.

Comentários