Google I/O

GOOGLE abre chatbot de inteligência artificial BARD para 180 países

A inteligência artificial irá operar em vários programas do Google

Nathália Macêdo
Nathália Macêdo
Publicado em 10/05/2023 às 19:48
Josh Edelson / AFP
Evento anual do Google acontece nesta quarta-feira (10) FOTO: Josh Edelson / AFP

Durante o Google I/O, evento anual da empresa, que acontece nesta quarta-feira (10), a Big Tech anunciou a abertura do chatbot 'Bard', rival do ChatGPT, para 180 países, ao expandir o uso da inteligência artificial em sua plataforma.

Durante o CEO do Google, Sundar Pichai, apresentou novidades com inteligência artificial em alguns dos seus principais produtos, como Gmail, Google Maps, Planilhas, Documentos e Google Fotos. Além disso, a IA também será usada no motor de buscas da companhia.

Também foi anunciado a criação de mais de 40 idiomas para a IA, incluindo o português e o espanhol. 

Rumos

Gmail e Documentos

A plataforma ganhará a opção "Help me write" (Ajude-me a escrever). A partir daí, a AI escreverá e-mails completos, a partir de um comando. Além disso, o texto poderá sofrer alterações para ganhar uma cara mais refinada.

Google Maps

A inteligência artificial será utilizada para criar uma visão imersiva do trajeto escolhido. Ou seja, um cenário realista, com clima, trânsito e qualidade do ar, será montado.

Essa ferramenta ficará disponível até o fim do ano para 15 cidades.

Google Fotos

A AI com o seu "Magic Editor" (Editor Mágico) conseguirá aprimorar fotos.

Porém, o novo recurso também terá a opção de ajustar partes cortadas, ajustando luz, movendo objetos e recriando o céu.

Planilhas

Apenas com um comando, o assistente integrado ajudará a montar planilhas totalmente do zero

Busca do Google

Veja o que vai mudar na Busca do Google com AI:

Por causa da IA integrada, a pesquisa dos usuários será mais fácil. Segundo o Google, a busca agora vai "entender" melhor.

No evento eles mostraram um exemplo: "o que é melhor para uma família com crianças menores de 3 anos e um cachorro, Bryce Canyon ou arcos?". A partir dessa pergunta, o Google direcionou para presentes como bicicletas.

Antigamente, você classificaria as informações disponíveis e juntaria as coisas por conta própria. Com a IA generativa na busca, isso será feito para você

Melhorias na integração com o Google Workspace e parcerias com empresas como Spotify, Adobe e TripAdvisor também são algumas das novidades.