POLÍTICA

Ministra da Ciência e Tecnologia defende a atualização da Lei do Bem para investimento privado em pesquisa e inovação

Luciana Santos participou de evento sobre a Lei do Bem e defendeu o incentivo ao investimento privado para desenvolvimento, inovação e pesquisa no Brasil.

Amanda Marques
Amanda Marques
Publicado em 09/05/2023 às 7:22 | Atualizado em 09/05/2023 às 7:27
Noticia
Wesley Sousa (Ascom/MCTI)
A ministra da Tecnologia, Ciência e Inovação, Luciana Santos FOTO: Wesley Sousa (Ascom/MCTI)

Nesta segunda-feira (08), a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, defendeu a atualização da Lei do Bem, essa que consiste no incentivo ao investimento privado em pesquisa, desenvolvimento e inovação no Brasil.

A ministra também citou o Projeto de Lei 4944/20, em tramitação no Congresso Nacional, que consiste em excluir a restrição que impede empresas em situação de prejuízo fiscal possam utilizar os incentivos da Lei do Bem, essas empresas podem compensar posteriormente.

Luara Baggi.
Ministra Luciana Santos. - Luara Baggi.

Segundo a Agência Brasil, Luciana destacou a importância da lei como instrumento para estimular a inovação nos empreendimentos brasileiros no evento "Lei do Bem: oportunidades e desafios", que aconteceu no Rio de Janeiro (Firjan).

"A Lei do Bem é o instrumento mais abrangente que dispomos para estimular a inovação nas empresas brasileiras. Desde 2005, mais de R$ 170 bilhões foram destinados às atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação em todos os setores da economia”, disse a ministra. "Este é um paradoxo que precisamos reverter de sermos o décimo país do mundo em número de publicações acadêmicas, mas ocupamos a 54ª posição no Índice Global de Inovação, o que revela que essa produção do conhecimento não se realiza em processos e em produtos”. 

De acordo com o Governo, o presidente da Firjan, Eduardo Vieira, entregou um documento com sugestões da entidade para melhoria na área de negócios no país e incentivo à inovação para a ministra. Vieira também falou sobre a importância e abrir o incentivo para pequenas empresas

"A gente quer atingir 43 mil empresas que se declararam inovadoras por meio de uma ampla campanha de divulgação e a realização de encontros regionais", declarou.

Comentários