Criatividade apenas não basta quando se quer fazer inovação

O designer americano Alain Sylvain falou na Web Summit Rio sobre os três pontos que precisam convergir para que um pico de inovação aconteça. Fazer a coisa ano tempo certo é muito mais importante que apenas criar

Maria Luiza Borges
Maria Luiza Borges
Publicado em 04/05/2023 às 9:58 | Atualizado em 04/05/2023 às 9:58
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Allan Sylvain falou na Web Summit Rio que timing é muito mais importante que criatividade na hora de fazer uma inovação FOTO: Maria Luiza Borges/NE10

Ter o timing certo é muito mais importante do que ter criatividade, segundo o designer americano Alain Sylvain. Ele falou na Web Summit Rio, grife do maior evento de inovação do mundo que aportou pela primeira vez no Brasil nesta primeira semana de maio.

"Timing rege nossas vidas. Já a criatividade não é garantia de sucesso", diz Sylvain. Fazer no tempo certo é muito mais importante do criar, garante.

Timing rege a arte, os esportes e até o coração

E exemplifica com fatos da música, dos esportes, da comédia e até com as batidas do coração.

Sylvain diz que um pico de inovação depende da intersecção três fatores: clima cultural, apetite individual e infraestrutura tecnológica.

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Momento cultural + apetite individual + infraestutura tecnológica = timing perfeito para inovar - Maria Luiza Borges/NE10

Ele usa o caso dos Beatles como exemplo. A banda, cuja influência no mundo pós década de 1950 é considerada incalculável pelos experts, virou um sucesso explosivo porque juntava exatamente os três fatores.

"Essencialmente, o ritmo já existia. Os Beatles popularizaram a música negra americana, de nomes como Chuck Berry e Little Richards˜, diz. Por isso ele defende que não era a criatividade o motor. Mas o tempo certo.

Havia o clima cultural (pós-guerra), o apetite individual (uma geração que queria a todo custo se diferenciar da dos seus pais, filhos da guerra) e a infra-estrutura tecnológica (a popularização da televisão). Sem esses três elementos, por mais talento que tivessem não teriam alcançado escala mundial.

O timing para as startups

Sylvain explica que mesmo no ambiente altamente competitivo e volátil das startups, aquelas que executam seus projetos usando a lógica do timing têm muito mais chance de prosperar. Pesquisas mostram que 42% das startups que prestam atenção a esse fator conseguem se estabelecer.

E isso pode ser visto até em produtos que só alcançaram seu pico anos, até décadas depois de lançados. "É o caso do QR Code", ele diz. Foi menosprezado por anos e hoje está por toda parte. E das sandálias Crocks, que com a pandemia viraram item fashion.

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