Hoje (26), o primeiro satélite da constelação do ViaSat-3 será lançado e tem o objetivo de cobrir a América, sendo uma parte essencial para a formação de uma rede global contínua de cobertura por quase todo mundo.
O lançamento desse satélite que tem a largura de 10 carros acontecerá no Centro Espacial de Kennedy, nos Estados Unidos.
Cada satélite foi projetado para ter a capacidade ultra-alta de download rápida de até 100+ de Mbps e melhor economia de largura de banda. Cada um dos satélites fornecem pelo menos 1 terabit de dados de transferência por segundo.
Essa constelação permitirá que bilhões de indivíduos de conectem através de uma internet mais rápida com as informações no tempo que precisam.
O satélite que será lançado amanhã é o ViaSat-3 Américas, que cobrirá toda a América. O segundo está definido para cobrir a região da EMEA – Europa, Oriente Médio e África, já o terceiro está planejado para cobrir a área Ásia-Pacífico (APAC).
O ViaSat-3 Americas também será o primeiro satélite próprio da companhia ViaSat a operar no Brasil. Até o momento, não se sabe qual a porcentagem da sua capacidade será utilizada aqui.
O diretor-geral da ViaSat Brasil afirmou que concentrará a capacidade em 80% para as regiões Norte e Centro-Oeste, principalmente em áreas rurais com menor penetração de banda larga.
O lançamento começará às 20:15h e será transmitido ao vivo no canal do Youtube da SpaceX.
Além desse satélite, há também o lançamento da SpaceX que enviará cerca de 46 satélites Starlink, responsável por internet de banda larga e baixa latência, através do foguete Falcon 6.