PL 2630: Câmara aprova urgência do projeto lei de Fake News, entenda os principais pontos do projeto

Confira os principais pontos do Projeto Lei das Fake News.
Amanda Marques
Publicado em 26/04/2023 às 6:55
As empresas de redes sociais deverão enviar às delegacias de crimes cibernéticos dados de todos os usuários que propagam violência Foto: Istock


A Câmara dos Deputados aprovou a urgência no Projeto de Lei das Fake News nesta terça-feira (25). O novo texto precisa passar pelas comissões, que deve acontecer na próxima semana.

O PL 2630/202 tem o objetivo de combater a disseminação de informações falsas nas redes sociais. Com 238 votos a favor e 192 contrários, a urgência para a votação dos deputados não será a única etapa do projeto lei, uma vez que também deverá passar no Senado.

A oposição aponta o PL como uma censura nas redes sociais e já tem chamado atenção internacional.


Principais pontos do PL das Fake News

De acordo com o jornal O Globo, o Projeto Lei 2630/2020 tem os seguintes pontos:

  • Transparência: as plataformas precisam elaborar e publicar relatórios de transparência com informações sobre moderação de conteúdo.
  • Impulsionamento: as empresas das redes sociais serão responsáveis pela reparação de danos causados por conteúdos pagos criados por terceiros e precisam mostrar o anunciante ou indivíduo responsável pelo impulsionamento.
  • Reponsabilidade com crianças e adolescentes: as empresas devem evitar o acesso de crianças, verificar a idade dos usuários e vetar a coleta de dados pessoais de menores.

O PL estabelece que as plataformas, antes de serem notificadas, devem fiscalizar os conteúdos veiculados em suas redes para impedir propagação de conteúdo ilegal.

últimas
Mais Lidas
Webstory