Um raro evento acontecerá no céu e será transmitido ao vivo, o eclipse solar híbrido marcará a noite nesta quarta-feira (19).
O eclipse solar será visível no Pacífico Sul, com uma boa perspectiva na Austrália, Timor Leste e até em parte da Indonédia. Contudo, não será possível ver o fenômeno do Brasil.
Para os curiosos no eclipse solar híbrido, nem tudo está perdido, uma vez que será transmitido ao vivo pela NASA.
Os eclipses solares acontecem quando a Lua se posiciona entre o Sol e a Terra, fazendo com o que o cone de sombra do nosso planeta incida em determinada região.
Há três tipos de eclipses solar: parcial, anular e total. O eclipse parcial é o mais comum e consiste quando parte do Sol é encoberta pela Lua, praticamente sem alteração de luminosidade. Já o eclipse anular, é o fenômento que acontece quando a Lua cobre apenas o centro do sol, deixando um círculo de luz ao redor, conhecido como "anel de fogo".
O eclipse total solar é quando todo o Sol é bloqueado pela Lua, comprometendo a luminosidade do dia.
Logo, o eclipse solar híbrido consiste em uma mistura de fenômenos, ou seja, quando a distância da Lua fica perto do seu limite para sombra umbral atingir a Terra, dependendo do grau de inclinação da órbita do satélite.
O eclipse híbrido mais próximo aconteceu em 2023. A próxima aparição desse fenômeno só acontecerá em 2031.
> Calendário astronômico em abril;
Marcado para começar na noite de hoje, a partir das 22h36 (horário de Brasília), os telespectadores podem aproveitar o fenômeno a partir das telas do computador e celular.
De acordo com a agenda da NASA, o evento será transmitido em todos os canais. No canal do Youtube, a NASA já agendou para transmitir a live a partir das 22:47h.
* Com informações do Olhar Digital e Exame.