VAZAMENTO

Motoristas de São Paulo têm dados vazados, que estão circulando em grupos de hackers

CPF, CEP, cidade, Renavam, placas, chassis e ano de fabricação são alguns dos dados vazados dos motoristas de São Paulo.

Amanda Marques
Amanda Marques
Publicado em 24/04/2023 às 10:10 | Atualizado em 24/04/2023 às 10:22
Noticia
PIXABAY
Evite senhas como nomes de parentes, data de nascimento e sequência de numerais FOTO: PIXABAY

Em São Paulo, dados de motoristas estão circulando em grupos de hackers, segundo informações do Olhar Digital. As informações teriam origem do Detran-SP ou de outro órgão que tenha acesso aos dados dos condutores. 

O site de notícias recebeu uma denúncia de um ciberativista anônimo que disponibilizou um documento com milhares de dados comprovando o caso. O Olhar Digital começou um trabalho de apuração do caso e verificaram diversos CPF's, CEP's, cidades, Renavam, placas, chassis e ano de fabricação e entre outros. 

Segundo a fonte, os dados tirados foram de 2015 a 2022 e foi apenas uma "amostra grátis". Para ter o acesso a dados mais recentes dos motoristas de São Paulo, é preciso pagar cerca de US$ 30 mil, ou seja, mais de R$ 150 mil. 

De acordo com o Detran-SP, não houve violação do seu banco de dados, contudo, o Departamento de Trânsito pediu uma investigação ao Deic.

"A Prodesp, empresa de tecnologia do Governo do Estado de São Paulo responsável pelo armazenamento e processamento de dados do Detran-SP, informa que “não houve violação do banco de dados do Departamento de Trânsito no sistema da companhia, que adota rígidos controles de acessos e conta com monitoramento 24 horas em tempo real pelas equipes de TI — Tecnologia da Informação”.

"Mesmo assim, diante das informações apresentadas pela reportagem, a área de Auditoria do Detran-SP já solicitou o apoio da Divisão de Crimes Cibernéticos (DCCIBER), subordinada ao Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais), para investigar a origem e a eventual procedência relativa a acesso irregular para obtenção de informações na base de dados do Departamento de Trânsito Paulista.", afirmou o Detran-SP em nota ao Olhar Digital.

Comentários