A remoção do tão famoso selo azul, para os não assinantes do Twitter Blue, finalmente teve início. O Twitter, do bilionários Elon Musk, anunciou que a antiga forma de utilizar a verificação começou a acabar a partir desta quinta-feira (20).
Saída
Anunciada desde fevereiro, por Elon Musk, CEO da rede social, a ideia inicial era retirar o recurso, de todos, em 3 de abril. Porém, apenas o jornal The New York Times, que disse que não assinaria o serviço para corporações, sofreu a perda da verificação.
Tomorrow, 4/20, we are removing legacy verified checkmarks. To remain verified on Twitter, individuals can sign up for Twitter Blue here: https://t.co/gzpCcwOXAX
— Twitter Verified (@verified) April 19, 2023
Organizations can sign up for Verified Organizations here: https://t.co/YtPVNYypHU
Segundo o The Washington Post, que falou com um ex-funcionário, a remoção será feita de forma gradual e individual. A resposta para essa cautela seria para não causar uma queda no site.
Repercussão
No próprio Twitter, o assunto já ficou entre os mais comentados e logo chegou no trending topics do microblog.
???? Anitta, Taylor Swift, Cardi B e Rihanna são alguns dos artistas que pagaram o Twitter Blue para manter o selo verificado. pic.twitter.com/sBMZC8la2O
— POPTime (@siteptbr) April 20, 2023
O fim de uma Era! Nossas celebridades sem o selo de verificado no Twitter. pic.twitter.com/OD9Etz6zGS
— BCharts (@bchartsnet) April 20, 2023
Twitter tirando o selo de verificado dos jogadores KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK pic.twitter.com/gXtlqeSb4p
— vi ? (@inejfleurs) April 20, 2023
Selo
A marca registrada da rede social foi feita para ajudar a identificar perfis oficiais e evitar o alcance de contas fakes na plataforma.
Com a verificação padrão extinta, a empresa pressiona os usuários para pagar o serviço do Twitter Blue em busca de mais lucratividade.
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A assinatura mensal paga opcional oferece selo azul à sua conta e acesso antecipado para selecionar novos recursos, como o Editar Tweet. Os assinantes que desejam ter o serviço devem pagar R$ 42 por mês ou R$ 425 no plano anual.
Benefícios
- Menos anúncios;
- Publicação de vídeos mais longos;
- Prioridade em buscas, respostas e menções;
- Publicações com até 4.000 caracteres;
- Aumento no alcance;
- Editar Tweet;
- Desfazer tweet;
- Pastas de itens salvos;
- Ícones personalizados;
- Tema;
- Navegação customizada;
- Modo leitor.
Foi revelado ainda que a timeline, de fluxo de Tweets das contas que o usuário optou por seguir, será apenas para assinantes. Votar em enquetes também ficará exclusiva para essas pessoas.
Diferenças
- Cinza – governos e políticos;
- Azul – usuários do Twitter Blue;
- Dourado – empresas ou perfis comerciais.