APLICATIVOS

"Não recuaremos", WhatsApp e outros aplicativos recusam seguir Projeto de Lei, que "quebra" criptografia

Os aplicativos de mensagens têm receio de que o Reino Unido acabe com a segurança dos usuários por conta da criptografia de ponta a ponta.

Amanda Marques
Amanda Marques
Publicado em 18/04/2023 às 9:07 | Atualizado em 18/04/2023 às 10:52
Noticia
Revista Atenção / Jornal Económico.
WhatsApp e apps de mensagens se opõem ao projeto lei do Reino Unido. FOTO: Revista Atenção / Jornal Económico.

"Não recuaremos em fornecer comunicações privadas e seguras.", essa foi um pequeno trecho divulgado pelo aplicativo de mensagem Signal, um dos usados no Reino Unido que enfrenta as mudanças propostas na Lei de Segurança Online do Reino Unido. O líder do WhastApp, Will Cathcart, também se opôs às seções da lei. 

Nesta segunda-feira (17), uma carta aberta para o Reino Unido foi divulgada com assinatura dos principais líderes de aplicativos com criptografia de ponta a ponta. 

.

O governo do Reino Unido deve repensar urgentemente o projeto de lei, revisando-o para incentivar as empresas a oferecer mais privacidade e segurança aos seus residentes, não menos. Enfraquecer a criptografia, minar a privacidade e introduzir a vigilância em massa das comunicações privadas das pessoas não é o caminho a seguir.
Trecho da carta aberta para o Reino Unido.

Confira toda a carta: 

Lei de Segurança Online do Reino Unido: o cheque para a criptografia? 

De acordo com a legislação, o governo ou OFCOM, agência reguladora do Reino Unido, podem exigir que o WhatsApp e outros aplicativos apliquem políticas para moderar conteúdo que seriam impossíveis com a criptografia de ponta a ponta, tendo que removê-la.

A criptografia de ponta a ponta (E2EE) é um dos recursos que fornece a segurança, que protege dados, e a privacidade dos usuários, uma vez que apenas o remetente e o destinatário das mensagens podem acessar o conteúdo. 

Na Lei de Segurança Online, a proposta do Reino Unido é proteger crianças e adultos na internet, responsabilizando as empresas pela segurança dos usuários.

O projeto de lei é bastante criticado, uma vez que o novo poder de moderação das plataformas online possa ser utilizado de maneira abusiva pelo governo e OFCOM.

Citação

O governo do Reino Unido deve repensar urgentemente o projeto de lei, revisando-o para incentivar as empresas a oferecer mais privacidade e segurança aos seus residentes, não menos. Enfraquecer a criptografia, minar a privacidade e introduzi

Trecho da carta aberta para o Reino Unido.

Comentários