ANDROID

Dispositivos Android podem arquivar automaticamente aplicativos pouco usados

Usuários do Android podem aproveitar a liberação de armazenamento em seus dispositivos com a nova ferramenta do Google.

Amanda Marques
Amanda Marques
Publicado em 11/04/2023 às 9:57 | Atualizado em 11/04/2023 às 9:58
Noticia
PIXABAY
A intenção do Google seria conciliar os interesses dos usuários, que querem mais proteção, aos do meio publicitário FOTO: PIXABAY

O Google está lançando a nova ferramenta que possibilita o arquivamento automático de aplicativos pouco usados para garantir a liberação de espaço no Android.

Já apresentado no ano passado, o auto-arquivamento pode reduzir o armazenamento ocupado por apps usados com poua frequência em quase 60%, sem remover totalmente o aplicativo ou seus dados, segundo informações do The Verge.

Os aplicativos arquivados podem ser percebidos através de ícone de nuvem sobreposto. No momento que o usuário querer utilizar o aplicativo arquivado, é necessário tocar no app e, assim, fazer o download novamente.

Google/Android.
Arquivamento de aplicativos no Android. - Google/Android.

Esse arquivamento não será possível para todos os aplicativo, apenas aqueles em formado App Bundle do Android, que oferece uma experiência mais rápida e armazenamento menor. 

Como ativar o auto-arquivamento no Android? 

Para ativar a opção do auto-arquivamento, ao tentar instalar o aplicativo uma janela pop-up é aberta em um dispositivo sem armazenamento. Uma vez que é ativado, o recurso arquivará todos os apps não utilizados.

O setor de tecnologia utilizou um Android e a ferramenta ainda não está disponível, podendo chegar de forma gradual para os usuários.

 

Comentários