GOOGLE

Google homenageia aniversário de José Alvares de Azevedo, conheça o brasileiro que deu origem ao Dia Nacional do Braille

Saiba quem é José Alvares de Azevedo, o homenageado do Google hoje.

Amanda Marques
Amanda Marques
Publicado em 08/04/2023 às 8:11 | Atualizado em 08/04/2023 às 8:13
Noticia
Google.
Doodle comemora o aniversário de José Alvares de Azevedo. FOTO: Google.

Neste sábado (08), o Google comemora o aniversário de 189 anos de José Alvares de Azevedo, que foi o primeiro professor cego brasileiro e o responsável pela introdução do Sistema Braille no país.

Para celebrar essa figura de notoriedade, o Google criou um Doodle, que é uma versão divertida do navegador para comemorar feriados, aniversários ou homenagear a vida de alguém que marcou a história da humanidade.

Governo Federal.
José Alvares de Azevedo é homenageado pelo Google. - Governo Federal.

Cego de nascença, José teve a assistência da família e desde cedo mostrou aptidão ao estudos, conseguindo estudar na única escola especializada na educação para cegos da época, o Instituto Real dos Jovens Cegos de Paris.

Álvares de Azevedo passou a ensinar os cegos com apenas 16 anos de idade, o carioca teve a oportunidade de se aproximar do Imperador D. Pedro II, que decidiu abraçar a causa do professor e deu início a criação do Imperial Instituto dos Meninos Cegos, atual Instituto Benjamin Constant.

Dia Nacional do Braille

Com a contribuição importante de José, o professor recebeu o título de "Patrono da Educação dos Cegos no Brasil" e a data do seu nascimento, 8 de abril, foi marcada como o Dia Nacional do Braille.

Comentários