TECNOLOGIA

5G Open Labs Brasil é lançado oficialmente pelo MDIC e UFPE para desenvolver softwares com a tecnologia 5G

Centro de Informática da UFPE é escolhido para realizar projeto piloto do primeiro laboratório para desenvolvimento de aplicações e testes de software 5G no Brasil.

Amanda Marques
Amanda Marques
Publicado em 04/04/2023 às 18:25 | Atualizado em 05/04/2023 às 6:36
Noticia
Amanda Marques.
Confira tudo sobre o primeiro laboratório aberto para desenvolvimento de aplicações e testes de software 5G no Brasil. FOTO: Amanda Marques.

Nesta terça-feira (04), o lançamento oficial do projeto 5G Open Labs aconteceu no Centro de Informática (CIn), da Universidade Federal de Pernambuco, com direito a mesa de abertura e aula sobre a nova industrialização do Brasil, pensando no desenvolvimento tecnológico e mais produtivo.

O projeto faz parte da Agenda 5G, que tem como um dos objetivos a execução de projetos-pilotos e eventual disseminação da experiência em outras partes do Brasil durante 2023 a 2024.  

O 5G consiste em uma tecnologia com velocidade maior que o 4G, como o upload mais rápido, além do tempo de latência (atraso) de transmissão de dados ser menor. Essa nova geração da internet também é destacada pela possibilidade de melhorar a conexão entre as máquinas e aparelhos, o que garante uma produção industrial mais eficiente.  

5G Open Labs Brasil, o primeiro laboratório aberto de desenvolvimento de software 5G

O 5G Open Labs Brasil é o primeiro laboratório que foca no desenvolvimento aberto para aplicações e teste de softwares em ecossistema 5G, o projeto tem a coordenação do Instituto Nacional para Engenharia de Software (INES) e do Centro de Informática da UFPE. 

Amanda Marques.
INES fica localizado ao lado do CIN-UFPE. - Amanda Marques.

O setor de tecnologia conversou com os participantes do lançamento do laboratório, como o secretário do Ministério do Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços (MDIC), Uallace Moreira.

O 5G Labs está envolvido dentro de um projeto do governo Lula em promover um processo de neo-industrialização vinculada ao profundo processo de transformação digital, além da sustentabilidade. Então, dentro dessa perspectiva o desenvolvimento do 5G Labs se torna essencial como um ponta pé inicial de um processo de compreensão de como a tecnologia 5G com o desenvolvimento de software vai corroborar para elevar a produtividade nas estruturas do país e elevar a competitividade, gerando emprego de alta qualificação e renda.
Afirmou Uallace Moreira.

De acordo com a assessoria de comunicação do CIn, o laboratório funcionará de forma remota e presencial, sendo essa localizada no INES.

Amanda Marques.
Instituto Nacional de Engenharia de Software (INES). - Amanda Marques.

O objetivo do Open Labs é envolver os alunos no ambiente de inovação na área de software para aplicações baseadas em 5G, desenvolvendo soluções para órgãos governamentais e verticais, como indústria 4.0, saúde, finanças, agronegócios, segurança, educação, mineração, setor automotivo, óleo e gás.

"Esse projeto ele tem um objetivo muito importante, primeiro no contexto nacional para alavancar o ecossistema de desenvolvimento de software e aqui pro CIn para o desenvolvimento desse conhecimento do software para 5G, seja o software para vertical, tudo aquilo que a gente conhece na aplicação para a indústria, para telemedicina, cidades inteligentes, seja também da infraestrutura para a gestão da rede", comentou o professor e coordenador da pesquisa, Kelvin Dias.

Apesar de estar em uma fase piloto, a ideia é que o laboratório de Pernambuco se expanda para ganhar dimensão nacional.

A nossa expectativa é que a partir desse projeto tenhamos mais laboratórios espalhados pelo país e soluções de software que atendam não apenas ao mercado interno, mas que também sejam competitivos internacionalmente.
Confirmou Kelvin Dias.

Amanda Marques.
Palestrantes no lançamento do projeto 5G Open Labs Brasil. - Amanda Marques.

O projeto será financiado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e terá a coordenação do CIn e a participação do INES. 

Citação

O 5G Labs está envolvido dentro de um projeto do governo Lula em promover um processo de neo-industrialização vinculada ao profundo processo de transformação digital, além da sustentabilidade. Então, dentro

Afirmou Uallace Moreira.
Citação

A nossa expectativa é que a partir desse projeto tenhamos mais laboratórios espalhados pelo país e soluções de software que atendam não apenas ao mercado interno, mas que também sejam competitivos internaci

Confirmou Kelvin Dias.

Comentários