I.A

Telejornal usa Inteligência Artificial como âncora com habilidades de apresentadores humanos

Âncora em telejornal chinês é criada por Inteligência Artificial. Foto: What's on Weibo.

Você atingiu o limite de conteúdos que pode acessar.

I.A

Telejornal usa Inteligência Artificial como âncora com habilidades de apresentadores humanos

Telespectadores se surpreendem com âncora criada por inteligência artificial.
Amanda Marques
Publicado em 17/03/2023 às 8:51
Âncora em telejornal chinês é criada por Inteligência Artificial. Foto: What's on Weibo.


Uma novidade chegou em telejornal chinês que surpreendeu os telespectadores: uma âncora criada por inteligência artificial, que reúne as "habilidades de mil apresentadores".

Chamada de Ren Xiaorong, a jornalista robô virtual começou a apresentar notícias e responder perguntas 24 horas por dia no jornal "People's Daily", controlado pelo Estado.

O avatar com características humanas, porém, segue um roteiro pré-escrito e divulga a linha oficial do Partido Comunista Chinês.

De acordo com o jornal The Sun, a inteligência artificial reúne a habilidade de diversos profissionais para transmitir as notícias sem qualquer descanso.

Em apresentação ao público, Ren descreveu:

"Olá, meu nome é Ren Xiaorong. Sou uma âncora digital de IA que acabou de ingressar no Diário do Povo.", disse a I.A. "Milhares de âncoras de notícias transmitiram suas habilidades profissionais para mim. Por 365 dias, 24 horas, estarei relatando notícias durante todo o ano, 24 horas por dia, sem descanso."

Inteligência Artificial e jornalismo 

O uso da inteligência artificial no jornalismo tem preocupado os profissionais, principalmente com a fama do ChatGPT, o chatbot desenvolvido pela OpenAI capaz de criar conteúdos e redigir textos.  

A âncora utilizada pelo telejornal chinês é um dos exemplos de como essa tecnologia pode ser utilizada de forma eficiente pelas empresas de jornalismo. Contudo, é necessário enfatizar que mesmo com a criação de uma âncora em formato digital, ainda é preciso a habilidade humana para conduzi-la, tornando a IA uma ferramenta para profissão.

Além de jornalistas, outras áreas também podem ser afetadas. 

  • Leia Mais:

* Com informações do Extra e The Sun. 

últimas
Mais Lidas
Webstory