Você leu {{ signinwall.data.visits }} de {{ signinwall.data.limit }} notícias.
Possui cadastro? Faça login aqui
{{ signinwall.metadata.blocked_text }}
Você atingiu o limite de conteúdos que pode acessar.
Para acessar o conteúdo, faça seu login abaixo:
Faça login ou cadastre-seUma novidade chegou em telejornal chinês que surpreendeu os telespectadores: uma âncora criada por inteligência artificial, que reúne as "habilidades de mil apresentadores".
Chamada de Ren Xiaorong, a jornalista robô virtual começou a apresentar notícias e responder perguntas 24 horas por dia no jornal "People's Daily", controlado pelo Estado.
O avatar com características humanas, porém, segue um roteiro pré-escrito e divulga a linha oficial do Partido Comunista Chinês.
De acordo com o jornal The Sun, a inteligência artificial reúne a habilidade de diversos profissionais para transmitir as notícias sem qualquer descanso.
Em apresentação ao público, Ren descreveu:
"Olá, meu nome é Ren Xiaorong. Sou uma âncora digital de IA que acabou de ingressar no Diário do Povo.", disse a I.A. "Milhares de âncoras de notícias transmitiram suas habilidades profissionais para mim. Por 365 dias, 24 horas, estarei relatando notícias durante todo o ano, 24 horas por dia, sem descanso."
O uso da inteligência artificial no jornalismo tem preocupado os profissionais, principalmente com a fama do ChatGPT, o chatbot desenvolvido pela OpenAI capaz de criar conteúdos e redigir textos.
A âncora utilizada pelo telejornal chinês é um dos exemplos de como essa tecnologia pode ser utilizada de forma eficiente pelas empresas de jornalismo. Contudo, é necessário enfatizar que mesmo com a criação de uma âncora em formato digital, ainda é preciso a habilidade humana para conduzi-la, tornando a IA uma ferramenta para profissão.
Além de jornalistas, outras áreas também podem ser afetadas.
* Com informações do Extra e The Sun.