A inteligência artificial está trazendo mudanças e desafios para o mercado de trabalho. Cada vez mais profissionais estão correndo o risco de serem substituídos por uma máquina ou algoritmo.
Tecnologias como o ChatGPT são capazes de criar conteúdos, analisar dados, programar, realizar atendimentos e de criar campanhas de marketing.
Esse movimento tem gerado preocupação nos trabalhadores quanto à segurança de seus empregos.
Entrevistando o ChatGPT, perguntamos quais profissões ele está pronto para substituir. E para tornar a experiência ainda mais interessante, criamos uma animação para você conferir. Assista aqui!
Uma pesquisa internacional conduzida pela Sortlist, companhia especializada em marketing, revelou que 21% dos usuários entrevistados temem perder seus cargos para um robô.
A pesquisa também aponta que os millennials (que têm hoje entre 25 e 35 anos) que trabalham com tecnologia e finanças são os que mais têm medo do ChatGPT.
Segundo o estudo, eles estão 2,4 vezes mais preocupados que os demais com o impacto dos chatbots em suas atividades profissionais.
Acredito que podemos ver o ChatGPT como uma oportunidade. Algumas profissões que possuem atividades simples ou rotineiras realmente devem ser substituídas.
Porém, o profissional que utilizar da tecnologia a seu favor terá a chance de aproveitar as vantagens que ela oferece, aumentando a sua produtividade e entregando melhores resultados.