Você leu {{ signinwall.data.visits }} de {{ signinwall.data.limit }} notícias.
Possui cadastro? Faça login aqui
{{ signinwall.metadata.blocked_text }}
Você atingiu o limite de conteúdos que pode acessar.
Para acessar o conteúdo, faça seu login abaixo:
Faça login ou cadastre-seNesta sexta-feira (03), serão encerradas as inscrições para o Embarque Digital, programa educacional do polo tecnológico, Porto Digital, e financiado pela Prefeitura do Recife.
O programa oferece uma formação técnica em nível superior com cursos presenciais de graduação no setor da tecnologia, oferecendo o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para Internet.
"Nesta turma, são 350 vagas disponíveis nos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para Internet, com a graduação totalmente custeada pela Prefeitura do Recife. Esta é a 4ª turma do Embarque Digital, que já possui 800 estudantes participando do programa.", afirmou o Porto Digital em nota.
Essa é uma das ações para o fortalecimento do setor de tecnologia do Recife, que já ganha destaque no cenário internacional, sendo uma das seis cidades que lideram a construção do futuro da indústria de TI, segundo a pesquisa do Rest of World.
Em conversa com um participante do programa educacional, que ingressou em fevereiro do ano passado e, atualmente, é estagiário consultor de ServiceNow, pela Extreme Digital Solutions (EDS), Gilmar Adrian, de 21 anos, o Embarque Digital foi uma dúvida no início.
O estudante revelou que ao se inscrever, não sabia se o programa valia a pena, mas, que após a tentativa, ele foi capaz de perceber os benefícios para a carreira profissional e pessoal.
"Eu também fiquei em dúvida antes de me inscrever, não sabia muito bem se valia a pena, mas ainda assim tentei. E depois de quase 3 períodos eu digo que certamente vale muito a pena, não é uma área fácil, mas se você tem a teimosia de um recifense, eu sei que você vai conseguir! Esse programa literalmente mudou a minha vida, a da minha família e o meu futuro.", disse Gilmar Adrian.
Além disso, ele contou mais vantagens de participar do programa, como a experiência de ter demandas reais no mercado de trabalho com a residência do Porto Digital.
Gilmar comentou sobre uma das maiores dificuldades enfrentadas por muitos jovens da sua idade, ou seja, conciliar os estudos da faculdade, o trabalho e o curso técnico ao mesmo tempo. Porém, o estudante revelou que o aprendizado no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas foi essencial para ajudar a priorizar suas tarefas e ter mais organização.
Assim como Gilmar, muitos estudantes conseguem estágios e empregos durante o estudo no Embarque Digital. Segundo informações do Porto Digital, 42% dos estudantes que participaram da primeira turma do programa educacional, que atualmente vão começar o quarto período, já estão empregados ou estagiam na área de TI.
Os interessados no programa ainda podem realizar a inscrição no Embarque Digital nesta sexta-feira (03), até às 18h, uma vez que o prazo foi prorrogado.
Para garantir sua vaga, é necessário entrar no Portal da Prefeitura do Recife(www.portaldaeducacao.recife.pe.gov.br/embarquedigital) e preencher um formulário com os dados pessoais.
Para participar do Embarque Digital, os estudantes devem ter concluído o ensino médio na rede pública nos últimos cinco anos, utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ou o Sistema Seriado de Avaliação (SSA), e que sejam residentes e domiciliado do Recife.
*Com informações do Porto Digital e Prefeitura do Recife.