ASTROS

Planetas alinhados poderão ser vistos ao olho nu hoje (28), confira detalhes do fenômeno

Nesta terça-feira (28), a conjunção de planetas poderá ser observado entre os cidadãos.

Amanda Marques
Amanda Marques
Publicado em 28/03/2023 às 7:17
CNN.
Rara conjunção de planetas poderá ser vista da Terra. FOTO: CNN.

Hoje (28), o céu será palco para o alinhamento entre Júpiter, Marte, Mercúrio, Vênus e Urano, que formarão um arco com a Lua.

O evento raro já acontece desde o dia 25 de março e acabará em 30 de março, contudo, esta terça-feira será o melhor momento para a observação dos astros.  A boa notícia é que o fenômeno astronômico poderá ser visto da Terra e, até mesmo ao olho nu. 

> Assina a Newsletter Inova.AI e receba notícias sobre tecnologia e inovação!

Como observar o alinhamento dos planetas? 

De acordo com o Business Insider, quem quiser observar o evento terá a oportunidade de detectar a olho nu, até mesmo em grandes cidades. Porém, a melhor visão será longe das luzes, com o céu mais escuro e antes do pôr do sol.

Além disso, a agência afirmou que Saturno também poderá ser visto pairando baixo no horizonte leste pouco antes do nascer do sol. 

É possível que alguns planetas fiquem menos visíveis, principalmente Mercúrio e Urano. O astro que será mais fácil de observar será Vênus, segundo corpo mais brilhante no céu hoje.

Stellarium.
Céu noturno com alinhamento de planetas. - Stellarium.

Logo, pensando nos observadores que desejam acompanhar o fenômeno, aplicativos podem ser úteis. Sky Tonight ou SkySafari, ambos disponíveis para iOS e Android, são exemplos de plataformas que podem oferecer uma boa visão do fenômeno nesta terça. 

National Geographic.
Saiba como observar raro fenômeno de alinhamento entre planetas. - FOTO:National Geographic.
Stellarium.
Céu noturno com alinhamento de planetas. - FOTO:Stellarium.