
Após a volta do Sistema de Valores a Receber (SVR), nesta terça-feira (07), os usuários podem não apenas consultar o "dinheiro esquecido", como também pode solicitar a devolução dos valores.
Segundo o Valor Investe, essa segunda fase terá R$ 6 bilhões a serem devolvidos para mais quase 40 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de CNPJs.
Para facilitar a consulta de valores a receber, veja o passo a passo para também sacar o dinheiro na instituição financeira.
Mudanças no Sistema de Valores a Receber (SVR)
Confira as mudanças anunciadas pelo Banco Central dos valores a receber:
- Sala de espera virtual que garante manter o SRV aberto por prazo indeterminado, com acesso sem agendamento;
- Ao informar os dados de contato da instituição responsável e a faixa de valor, é possível consultar valores de pessoa falecida, com acesso para herdeiro, inventariante, testamentário ou representante legal;
- Será possível fazer o compartilhamento e impressão das telas e protocolos de solicitação do SVR, até mesmo pelo WhatsApp.
- Agora, a conta conjunta ganha mais transparência, uma vez que se um dos titulares solicitar o valor via SVR, o outro, conseguirá ver as informações da solicitação ao entrar no sistema.
Como consultar o 'valores a receber' do banco?
1. Acesse o site oficial valoresareceber.bcb.gov.br;
2. Adicione seu CPF e data de nascimento ou CNPJ e data de abertura da empresa para consultar os valores a receber;

3. Confira e anote a data informada pelo sistema;
4. Volte ao site valoresareceber.bcb.gov.br na data informada e use o login gov.br para acessar o sistema, assim, podendo saber qual o valor disponível.
Para sacar o dinheiro esquecido no banco, é necessário que o cidadão ou empresa solicite a sua transferência na data informada pelo sistema.
Alerta para golpes
Com a liberação de consulta e uma data de solicitação dos valores já demarcada, o Banco Central(BC) alerta a todos sobre o cuidado com golpes, que são recorrentes antes e após a liberação dos valores.
Assim, confira os principais cuidados para não cair em golpes destacados pelo BC:
- O site https://valoresareceber.bcb.gov.br/ é o único para consultar e solicitar devolução dos valores;
- Evite clicar em links suspeitos enviados por e-mail, WhatsApp, SMS ou Telegram;
- Os serviços do Valores a Receber são totalmente gratuitos;
- O Banco Central não envia links e não entra em contato com os cidadãos ou empresas para tratar dos valores a receber;
- Somente a instituição que aparece no Sistema de Valores a Receber é que pode te contatar e ela nunca poderá pedir sua senha.
