Você leu {{ signinwall.data.visits }} de {{ signinwall.data.limit }} notícias.
Possui cadastro? Faça login aqui
{{ signinwall.metadata.blocked_text }}
Você atingiu o limite de conteúdos que pode acessar.
Para acessar o conteúdo, faça seu login abaixo:
Faça login ou cadastre-seCom investimento de R$ 200 milhões, o Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe) está se preparando para adquirir o supercomputador nomeado de Monan (Model for Ocean-laNd-Atmosphere predictioN), ou em português Modelo para Previsão dos Oceanos, Superfícies Terrestres e Atmosfera.
O novo equipamento ajudará a prever o tempo com mais exatidão que a atual máquina usada, o Tupã, comprado em 2010 e considerado um dos mais potentes máquinas do mundo.
O supercomputador usará inteligência artificial (IA) e machine learning (aprendizado de máquina) para potencializar suas capacidades de previsões climáticas para toda a América do Sul. O equipamento será implementado através de quatro módulos, além de utilizar apenas energia solar para o funcionamento.
O Monan terá a função de prever chuvas com mais exatidão, ou seja, indicar hora de início, hora de fim e local com até três dias de antecedência do fenômeno acontecer.
Esse supercomputador também poderá realizar previsões com tendências climáticas com três meses antes de acontecerem, o que pode proporcionar uma prevenção maior aos desastres climáticos.
* Com informações do TecMundo.