Criado pela empresa OpenAI, o ChatGPT é um sistema de chatbot projetado para imitar o comportamento humano. Ele utiliza o aprendizado de máquina para criar conversas que simulam o modo como os seres humanos interagem.
A plataforma foi lançada em novembro de 2022, e em apenas dois meses atingiu um o número de 100 milhões de usuários.
O ChatGPT vem ganhando destaque por acelerar a escrita, uma tarefa que costuma ser muito custosa na área digital.
Seja para produzir textos jornalísticos, artigos ou legendas para redes sociais. O tempo gasto pode ser considerável. Com o ChatGPT, essas tarefas são realizadas em segundos de maneira eficiente.
Pedimos ao próprio ChatGPT que explicasse como usar a plataforma. Ele respondeu o seguinte:
"O ChatGPT é um serviço que permite aos usuários conversar com um chatbot (bot de bate-papo) com base em Inteligência Artificial. O ChatGPT oferece aos usuários uma variedade de recursos, incluindo personalização de diálogo, consulta de dados e outros. Para usar o ChatGPT, primeiro você precisa criar uma conta. Depois disso, você pode usar o serviço através do site ou do aplicativo. Uma vez logado, você pode começar a conversar com o chatbot. Você pode fazer perguntas sobre qualquer assunto e o chatbot tentará responder de acordo com o que está disponível em seu banco de dados. Além disso, o ChatGPT também oferece a possibilidade de personalizar o diálogo."
A próxima geração de ChatGPT está quase chegando! O GPT-4 promete ser ainda mais criativo e fornecer respostas mais precisas que a versão atual GPT-3.
Isso porque ele não opera com bilhões, mas sim com trilhões de dados. Além disso, a OpenAI adicionou um novo recurso chamado "contexto de música". Essa função permite que o chatbot reconheça trechos musicais e forneça respostas adequadas.
A Microsoft anunciou recentemente, no dia 07 de fevereiro de 2023, que o navegador Edge e o buscador Bing irão integrar a inteligência e recursos do ChatGPT.
Não ficando para trás, o Google também sinalizou o lançamento do Bard, uma plataforma que pretende competir com o ChatGPT. Assim, por enquanto, podemos aproveitar os recursos do ChatGPT e aguardar o que o futuro reserva para essa disputa.