A Nasa, Agência Espacial Americana, divulgou há 10 dias uma imagem surpreendente dos 'Pilares da Criação'. Mas nesta sexta-feira (28) a Agência publicou outra fotografia da paisagem do 'cosmo com colunas de gás hidrogênio e poeira'.
.
- Nasa
- Pilares da Criação
- James Webb
- Imagem
- Luz infravermelha
A paisagem, registrada pelo telescópio James Webb, mostra as colunas de gás hidrogênio e poeira na constelação de Serpens que está a 6.500 anos-luz da Terra.
MIRI
"Com esta nova imagem do Instrumento de Infravermelho Médio (MIRI sigla em inglês), os astrónomos agora têm dados de maior resolução em luz infravermelha média do que nunca antes", disse a Nasa em um comunicado. Confira o novo registro:
A luz infravermelha média é especializada em detalhar onde há poeira e gás.
"Aqui, as áreas mais densas de poeira são as sombras mais escuras de cinza, enquanto a região vermelha em direção ao topo é onde a poeira é difusa e mais fria", explicou a Nasa.
Desapareceram
Não se assustem, as estrelas bebés vistas pelo James Webb, no início deste mês, não desapareceram.
.
Eles simplesmente não são fáceis de detectar no infravermelho médio. Em vez disso, MIRI vê jovens estrelas com mantos empoeirados - as esferas carmesim nas franjas dos pilares - bem como estrelas azuis espalhadas e envelhecidas.
James Webb vs Hubble
Quando a Nasa publicou o primeiro registro dos 'Pilares da Criação' feito pelo James Webb a Agência Espacial Americana também mostrou uma comparação com o registro mais famoso, que foi feito pelo telescópio Hubble em 1995. Veja abaixo:
.
Comentários