Dentro desse universo racista que estamos inseridos, principalmente nos grandes centros tecnológicos dos países considerados desenvolvidos, tendo os Estados Unidos no ocidente e Japão no oriente, é comum não vermos negros em posição de destaque nos games.
Apesar do faturamento bilionário e de ter público consumidor em todos os cantos do mundo, a quantidade de personagens negros não é o ideal, mas ainda encontramos games com protagonistas negros, veja abaixo.
A lista deixa alguns personagens conhecidos de fora, porque a ideia é apresentar protagonistas negros com histórias e características únicas. Apesar de termos alguns jogos não tão badalados, a ideia é apresentar um pouco diferente das mais comuns por aí.
-
10 Remember Me - Nilin
Nilin é uma hacker e ativista que luta contra uma corporação que é detentora de um controle sobre as memórias das pessoas. O game é localizado numa Paris futurista distópica e repleta de desigualdades.
Ao longo da história, Nilin descobre ser um dos poucos indivíduos capazes de roubar e manipular memórias. A partir disso, ela resolve assumir o papel de uma revolução para derrubar a corporação, enquanto percebe segredos de seu passado.
-
9 Tekken 7 - Eddy Gordo
Lançado no Tekken 3, o capoeirista brasileiro estreou no game em 1997. Eddy foi preso aos 19 anos após assumir a responsabilidade pela morte do pai que estava prestes a derrubar um cartel de drogas.
Eddy vai ficar oito anos preso, onde conhece um mestre de capoeira que lhe ensina tudo o que sabe. Com uma jogabilidade fácil de aprender, movimentos rápidos e acrobáticos, o brasileiro se tornou um dos mais populares de Tekken 3 e um dos maiores representantes da capoeira nos games.
-
8 Gears of War - Augustus Cole
Cole também é chamado de "O Trem", o personagem é um dos protagonistas da série Gears of War. Ele foi um famoso jogador de "Trashball", modalidade esportiva que lembra o futebol americano no mundo de Gears.
-
7 Watch Dogs 2 - Marcus Holloway
Marcus Holloway sai de alguns esteriótipos que os games impõem aos personagens negros. Ele não é atleta, militar ou gangsta, e sim um hacker.
O personagem foi acusado e punido por um crime digital injustamente.
-
6 Dandara - Dandara
Produzida pelo estúdio brasileiro Long Hat, Dandara é a protagonista do metroidvania. A personagem tem como inspiração Dandara dos Palmares, descrita como uma guerreira.
Apesar de não existir registros de sua imagem, Dandara tem status de lenda. No game, a personagem luta por liberdade com o objetivo de trazer o equilíbrio para seu mundo, que se passa num universo repleto de elementos da cultura brasileira.
-
5 Uncharted Lost Legacy - Nadine Ross
Nadine Ross é uma das grandes antagonistas de Uncharted 4. A personagem está na lista por ser uma mulher forte, não só fisicamente, como pela personalidade, inteligência e habilidades de combate. Nadine ainda deu umas surras nos irmãos Drake, se tornando um perigo durante todo o jogo.
-
4 Spider-Man: Miles Morales - Miles Morales
Apesar de não ser um personagem criado para os games, Miles Morales, que protagonizou o recente filme Spider-Man: Miles Morales, traz uma nova perspectiva do herói.
O roteiro conseguiu casar bem Miles como um novo protetor de Nova Iorque na ausência de Peter Parker, com a necessidade da construção da própria identidade como herói.
-
3 Assassin’s Creed III: Liberation – Aveline de Grandpré
Não só negra, como mulher. Aveline foi a primeira protagonista negra e feminina nos games em Assassin 's Creed.
-
2 The Walking Dead: Primeira Temporada – Lee Everett
Professor de história, Lee estava preso após matar acidentalmente um político que tinha um caso com sua esposa. No entanto, o início do apocalipse zumbi fez com que sua vida mudasse.
Ao longo da história, Lee torna-se líder de um grupo de sobreviventes e mais tarde, após um resgate, acaba assumindo a tutela de Clementine, uma garotinha esperta, mas não tem chances de sobreviver por muito tempo no mundo dominado por zumbis.
-
The Walking Dead – Clementine
Clementine está no topo da lista não só pela representatividade, mas também por ser uma personagem que ao longo da história podemos acompanhar seu desenvolvimento.
Quando era uma jovem garota, no início do apocalipse, dificilmente sobreviveria sozinha.
Porém, no último título, a jovem torna-se segura, que se vira muito bem a ponto de liderar seu próprio grupo, enquanto.
Com tanta mudança no mundo, é necessário que haja mais inclusão e diversidade nas histórias que são contadas. Com uma abordagens em diversas perspectivas.