Existem diversos chás que atuam diretamente no organismo, trazendo diversos benefícios.
Um dos principais e mais conhecidos é o chá verde.
Confira abaixo quais são os principais benefícios e e quais os tipos deste chá.
O chá verde é produzido a partir das folhas, botões ou caules das plantas do gênero Camellia sinensis, conhecida também como a planta do chá.
As propriedades são estudadas há anos, e entre as principais estão suas ações anticarcinogênicas, anti-inflamatórias, antimicrobianas e antioxidantes.
Assim, este chá desempenha um importante papel na prevenção e controle de doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade, além da atuação na saúde neurológica e bucal.
A bebida pode ser utilizada para diversas finalidades. Confira algumas delas:
Além de aumentar o gasto energético e a taxa metabólica, o chá ajuda na diminuição do índice de massa corporal, do peso corporal e da proporção cintura/quadril. Porém, isso varia de acordo com a dose e o tempo de consumo.
Esses benefícios são potencializados quando associados à prática de exercícios físicos e uma alimentação equilibrada.
Diferentes estudos associam o uso do chá verde à redução no risco de diferentes tipos de câncer, como os de estômago, esôfago, mama, colorretal, pulmão, pâncreas, fígado, entre outros, além de melhorar a qualidade de vida das pessoas que estão em tratamento.
Seus efeitos antimicrobianos e anti-inflamatórios são bastante efetivos na redução do desenvolvimento de cáries e no risco de infecções e inflamações na gengiva.
Em estudos, o consumo da bebida foi associado à redução da glicemia em jejum e da hemoglobina A1c e, em uma análise adicional, também da insulina em jejum.
Ainda, outros estudos demonstram que as catequinas e os flavonoides podem reduzir a absorção da glicose no intestino, o que contribui para o efeito regulador do chá verde.
O chá pode reduzir os níveis de colesterol total e LDL, além de também apresentar efeitos em relação ao controle da pressão arterial, redução do estresse oxidativo do músculo cardíaco e melhora no fluxo sanguíneo, fatores que reduzem o risco de um ataque cardíaco ou derrame.
A ação antioxidante e anti-inflamatória do chá verde contribui também para a saúde do intestino. A bebida ajuda no equilíbrio da microbiota intestinal, estimulando micro-organismos benéficos, além de auxiliar na prevenção e no tratamento de inflamações e cânceres de estômago, esôfago e intestino.
Estudos apontam que o chá também pode ter efeitos antivirais, impedindo a multiplicação e a atuação de alguns tipos de vírus nas células. Essa ação previne o surgimento de doenças como gripes e resfriados, causados pela influenza, adenovírus, entre outros.
O Chá Verde é preparado através da infusão. Para o seu preparo, é necessário despejar uma colher de sopa das folhas verdes em 1L de água fervente, tampar, e deixar em modo de infusão entre 5 e 10 minutos. Após isso, é só coar e tomar.
No RioMar Recife SuperApp você consegue encontrar a folha de Chá Verde para comprar sem sair de casa. Veja a seguir:
Clique aqui para comprar.
Veja a seguir como baixar o RioMar Recife SuperApp que garante a facilidade de comprar online e receber os produtos em sua casa em até 2h depois de comprados.
No SuperApp do RioMar, é possível ter acesso a compras online, lojas, produtos, agenda de eventos, teatro, programação de cinema e pagamento do estacionamento. No aplicativo, o shopping divulga todas as novidades que acontecem no mall e oferece conteúdos cheios de dicas, tendências e facilidades para o dia a dia de seus clientes.
Outras vantagens disponíveis no SuperApp: frete grátis para a primeira compra ou compras acima de R$ 250; função presente para surpreender aquele alguém especial com uma mensagem personalizada; vários pedidos de lojas diferentes em uma mesma sacola; acesso a serviços personalizados como camisas bordadas e jalecos com o nome, impressão de fotos e até limpeza de veículos, por exemplo.
Disponível para Android e iOS, o RioMar Recife SuperApp é gratuito e pode ser encontrado para download no Google Play e na App Store. Clique aqui para baixar.
Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. Não se automedique. Se suspeita de alguma condição médica, procure um médico para investigação e início de tratamento.
Fontes: Uol