Cuidados

Vai começar a treinar? Conheça os 6 melhores suplementos

Nutricionista destaca que atenção à reposição de nutrientes e vitaminas contribuem para otimizar o processo do ganho de massa magra ou emagrecimento

Nathália Macêdo
Nathália Macêdo
Publicado em 14/03/2023 às 16:12 | Atualizado em 14/03/2023 às 16:14
Noticia
Foto: Yacy Ribeiro/JC Imagem
Atividade física: Outro ponto importante que não pode ser deixado de lado é a hidratação FOTO: Foto: Yacy Ribeiro/JC Imagem

A atividade física é sempre recomendada, porém deve-se salientar que alguns cuidados precisam ser tomados quando se trata da sua saúde. Uma mudança radical na alimentação e na prática de esportes pode conter alguns perigos.

Por isso, ao longo do processo é necessário ter cautela, principalmente, com a ingestão correta de nutrientes e vitaminas, para garantir o fôlego necessário e atrasar a fadiga.

Alerta

A nutricionista Raphaella Cardoso, que atua na Cia Athletica, explica que, além dos macronutrientes (Água, carboidratos, gorduras e proteínas), os minerais também são essenciais para quem pratica atividade física por causa de suas funções no organismo.

Divulgação
Nutricionista aponta seis suplementos para quem quer começar a treinar - Divulgação

A perda de eletrólitos, como o sódio e potássio também pode impactar nos resultados, sejam eles ganho de massa magra ou emagrecimento. Por isso, de maneira alguma a hidratação pode ser deixada de lado.

"A atenção à reposição dos elementos necessários para a saúde do organismo é a chave para se conquistar a manutenção da saúde como um todo. É preciso buscar alternativas saudáveis para manter os níveis de hidratação e a reposição de vitaminas e minerais nos treinos e competições esportivas", explica Raphaella.

Andrzej Rembowski/Pixabay
Prática de exercícios físicos - Andrzej Rembowski/Pixabay

Complemento

Ainda de acordo com a profissional, os suplementos "devem ser indicados por um profissional da saúde capacitado", como o nutricionista, de acordo com as necessidades individuais de cada pessoa, levando em conta a sua alimentação e o exercício físico que pratica.

Tipos

  • Whey Protein

É um dos suplementos mais populares entre as pessoas que buscam ganho de massa magra, além da melhora significativa do músculo após o exercício físico.

O produto também é utilizado como estratégia nutricional para garantir o aporte de proteínas durante o dia, já que o consumo em horários estabelecidos, como depois do treino ou em lanches intermediários, na dose recomendada, pode ajudar a controlar o apetite nas refeições seguintes.

  • Creatina

É produzida naturalmente pelo organismo a partir dos aminoácidos glicina, metionina e arginina. Ela também pode ser encontrada em alguns alimentos como carnes vermelhas e peixes.

No entanto, na forma de suplementação, a creatina costuma ser indicada para praticantes de atividades físicas e atletas que buscam melhorar o desempenho físico e uma rápida recuperação dos músculos.

  • Glutamina

É um aminoácido não essencial, ou seja, que o corpo é capaz de produzir.

A suplementação pode ser indicada para melhorar as funções intestinais, garantindo um bom funcionamento do sistema imunológico, além de participar no crescimento de massa muscular.

.

Marcelo Camargo/ABr
Exercícios regulares na infância melhoram sistema cardiovascular - Marcelo Camargo/ABr

  • Cafeína

Ela é popular entre as pessoas que procuram o emagrecimento, pois tem efeito termogênico, deixando o metabolismo acelerado.

Os suplementos que contêm o ingrediente ajudam a aumentar a disposição, além de estimular o foco e clareza mental.

  • Bebidas isotônicas

O uso de isotônicos é recomendado durante as atividades físicas, em que a sudorese é constante e a reposição dos minerais é necessária.

O consumo pode evitar a desidratação junto com a perda acentuada de alguns eletrólitos como sódio, cloreto, magnésio e potássio. Para não prejudicar a saúde a longo prazo, a dica é buscar alternativas saudáveis com ingredientes nutritivos.

  • Colágeno

É uma alternativa para quem tem dificuldades de digerir e assimilar a proteína do whey, por exemplo, da ervilha, do ovo e de outras fontes.

Essa suplementação pode oferecer um blend de aminoácidos ideal para complementar o aporte diário de proteína, ajudando a oferecer ao corpo matéria-prima para músculos, tecidos, articulações, ossos, entre outros benefícios.

RioMar Recife

Para orientações de especialistas, a Academia Cia Athletica Recife, no Piso G do RioMar Recife, oferece orientações sobre exercícios e rotinas de atividades físicas.

Comentários