Chá de alecrim

CHÁ DE ALECRIM: Veja para que é indicado o CHÁ DE ALECRIM e quais as suas PRINCIPAIS PROPRIEDADES

Confira os principais benefícios que o CHÁ DE ALECRIM oferece

Camile Barros
Camile Barros
Publicado em 10/03/2023 às 8:31
Noticia
Freepik
Chá de alho FOTO: Freepik

A Rosmarinus officinalis, popularmente conhecida como alecrim, é uma erva utilizada para fins terapêuticos devido aos diversos benefícios que proporciona ao corpo.

Por causa de suas propriedades, as pessoas passaram a buscar cada vez mais utilizar a planta para preparar chás em busca melhorias no organismo.

Veja abaixo os principais benefícios do chá de alecrim.

CHÁ DE ALECRIM: PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO CHÁ DE ALECRIM

O alecrim é rico em compostos flavonoides, terpenos e ácidos fenólicos que oferecem efeitos antioxidantes, antissépticos, depurativos, antiespasmódicos, antibióticos e diuréticos.

Confira os principais benefícios do chá de alecrim para o corpo:

  • Tem ação ação antibiótica, sendo mais eficaz contra as bactérias Escherichia coli, Salmonella typhi, Salmonella enterica e Shigella sonnei;
  • Combate inflamações e alivia dores, inchaços e mal estar;
  • Melhora o funcionamento cerebral e, por isso, é uma excelente opção para períodos de estresse. Além disso, também auxilia na melhora da qualidade do sono;
  • Possui função cicatrizante, devido à ação antioxidante e anti-inflamatória. Essas propriedades o ajudam também a tratar eczemas, que são inflamações na pele;
  • Também auxilia no controle da diabetes e melhora a circulação.
  • Auxilia no alívio de sintomas gastrointestinais, como a sensação de queimação ou inchaço na barriga

CONTRAINDICAÇÕES DO CHÁ DE ALECRIM

Quando consumido em excesso, o chá de alecrim pode causar náuseas e vômitos, apesar de ser considerado seguro. 

No caso de pessoas com pressão alta e que tomam medicamentos, o chá de alecrim pode causar hipotensão, enquanto que no caso das pessoas que tomam diuréticos, pode haver desequilíbrio nos eletrólitos.

Além disso, o consumo do chá de alecrim não é recomendado durante a gravidez, a amamentação e por crianças com menos de 5 anos. As pessoas que possuem doenças no fígado também não devem consumir esse chá.

SUPERAPP RIOMAR RECIFE

“Tudo num só lugar”. Esse é o conceito para uma nova experiência dos clientes do RioMar Recife. No SuperApp do shopping é possível ter acesso a compras online, lojas, produtos, agenda de eventos, teatro, programação do cinema e até pagamento do estacionamento.

Além disso, com o superaplicativo, o RioMar Recife ainda divulga as novidades que acontecem no mall e oferece conteúdos cheios de dicas, tendências e facilidades para o dia a dia de seus clientes.

Outras vantagens disponíveis com o RioMar Recife SuperApp: frete grátis no caso de ser a primeira compra ou em compras acima de R$ 250; função presente para surpreender aquele alguém especial com uma mensagem personalizada; vários pedidos de lojas diferentes em uma mesma sacola; acesso a serviços personalizados como camisas bordadas e jalecos com o nome, impressão de fotos e até limpeza de veículos, por exemplo.

Disponível para Android e iOS, o RioMar Recife SuperApp é gratuito e pode ser encontrado para download no Google Play e na App Store. Clique aqui para baixar.

Também é possível conferir esses e outros produtos na plataforma RioMar Recife Online, que reúne inúmeras ofertas.

COMO PREPARAR CHÁ DE ALECRIM

É necessário utilizar a parte correta da erva para obter seus benefícios. Nas folhas podem ser encontradas uma maior concentração de polifenóis, em comparação com as regiões do caule, ramo e flor.

Para preparar o chá de alecrim é necessário fazer uma infusão de 5 g de folhas frescas de alecrim em 250 ml de água fervente, e deixar repousar de 5 a 10 minutos, devidamente tapado. Depois é só coar e tomar, sem adoçar, de 3 a 4 vezes por dia.

É possível encontrar a folha de alecrim para o preparo do chá de alecrim no supermercado Palato, localizado no piso L1 do RioMar Recife.

Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. Não se automedique. Se suspeita de alguma condição médica, procure um médico para investigação e início de tratamento.

 

5 DICAS PARA FAZER COMPRA SEGURA NA INTERNET

Comentários