
A planta dente-de-leão, que possui o nome científico de Taraxacum officinale, é bastante popularizada e conhecida por seus diversos benefícios ao organismo humano.
Por ser fonte de antioxidantes, vitaminas e diferentes propriedades medicinais, o chá de dente-de-leão passou a ser bastante consumido pelas pessoas.
Ele se destaca por fortalecer a imunidade e auxiliar no tratamento de diversos problemas, principalmente relacionados ao fígado e ao coração.
GORDURA NO FÍGADO: O que é, sintomas e tratamento
Veja a seguir quais os principais benefícios e para que serve o chá de dente-de-leão.
CHÁ DE DENTE-DE-LEÃO: PARA QUE SERVE?
Por ser uma grande fonte de nutrientes, o chá de dente-de-leão faz bem para a saúde do organismo de uma forma geral, com foco nos sistemas imunológico, cardiovascular e nervoso.
Confira as principais vantagens deste chá:
AJUDA NA DIGESTÃO
Um dos principais destaques do chá de dente-de-leão é que ele auxilia bastante no processo de digestão. A planta é rica em fibra dietética, sendo capaz de prevenir vários problemas gastrointestinais, diminuindo as azias e as dores de estômago e evitando os gases.
TEM AÇÃO ANTIOXIDANTE, ANTI-INFLAMATÓRIA E DIURÉTICA
O chá também dispõe da ação antioxidante (faz bem para a saúde da pele e dos cabelos), anti-inflamatória e diurética. Por isso, ajuda a eliminar as toxinas do organismo, aumenta a imunidade e pode ajudar no processo de perda de peso.
É FONTE DE VITAMINAS
O dente-de-leão tem uma variedade grande de vitaminas, como as do complexo A, B, C, E e K, que são indispensáveis para o corpo.
BENÉFICO PARA O FÍGADO
O fígado é o órgão mais beneficiado com o chá, já que a bebida ajuda a eliminar as toxinas do sangue e também a desobstruir os canais biliares.
FORNECE MINERAIS IMPORTANTES PARA O CORPO
O dente-de-leão possui também ácidos graxos essenciais, cálcio, ferro, magnésio, potássio e zinco. A combinação destes nutrientes age no combate aos processos de inflamação associados à artrose e à artrite, ajudando a diminuir as dores articulares.
PREPARO DO CHÁ DE DENTE DE LEÃO
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não são as flores amarelas do dente-de-leão que devem ser usadas no preparo do chá, mas sim a raiz da planta (que contém uma quantidade grande de antioxidantes e compostos medicinais).
O modo de preparo deve ser por infusão. Basta despejar uma colher (sobremesa) de raízes de dente-de-leão e abafar a mistura por 10 minutos em uma uma xícara de água fervente. Depois de coado, estará pronto para ser consumido.
Ao consumir o chá frequentemente, é fundamental beber pelo menos 2,5 litros de água por dia, já que a planta induz à eliminação de líquidos. Assim, você garantirá que seu corpo permaneça hidratado.
No RioMar Recife é possível encontrar diversos estabelecimentos que oferecem chá de dente-de-leão prontos, ou as raízes para o preparo manual.
O supermercado Palato e o Mercado Orgânico, são exemplos de que possuem o ingrediente.
RIOMAR ONLINE
Além das oportunidades nas lojas físicas, há também a possibilidade da compra online. Para saber mais informações e oportunidades de compras é só optar pela facilidade proporcionada pelo RioMar Recife SuperApp, disponível para iOS e Android.
Lá há compras online, lojas, produtos, agenda de eventos, teatro, programação do cinema e pagamento do estacionamento, tudo num só lugar.
Também é possível conferir esses e outros produtos na plataforma RioMar Recife Online, que reúne inúmeras ofertas de diversos produtos.
