Você leu {{ signinwall.data.visits }} de {{ signinwall.data.limit }} notícias.
Possui cadastro? Faça login aqui
{{ signinwall.metadata.blocked_text }}
Você atingiu o limite de conteúdos que pode acessar.
Para acessar o conteúdo, faça seu login abaixo:
Faça login ou cadastre-seO dente-de-leão, cujo nome científico é Taraxacum officinale, é uma planta bastante conhecida por seus diversos benefícios, podendo ser consumida na forma de salada ou de chá.
Fonte de antioxidantes, vitaminas e diferentes propriedades medicinais, o chá de dente-de-leão se destaca por fortalecer a imunidade e auxiliar no tratamento de diversos problemas, principalmente relacionados ao fígado e ao coração.
Veja a seguir quais os principais benefícios e para que serve o chá de dente-de-leão.
Por ser uma grande fonte de nutrientes, o chá de dente-de-leão faz bem para a saúde do organismo de uma forma geral, com foco nos sistemas imunológico, cardiovascular e nervoso.
Confira as principais vantagens deste chá:
Um dos principais destaques do chá de dente-de-leão é que ele auxilia bastante no processo de digestão. A planta é rica em fibra dietética, sendo capaz de prevenir vários problemas gastrointestinais, diminuindo as azias e as dores de estômago e evitando os gases.
O chá também dispõe da ação antioxidante (faz bem para a saúde da pele e dos cabelos), anti-inflamatória e diurética. Por isso, ajuda a eliminar as toxinas do organismo, aumenta a imunidade e pode ajudar no processo de perda de peso.
O dente-de-leão tem uma variedade grande de vitaminas, como as do complexo A, B, C, E e K, que são indispensáveis para o corpo.
O fígado é o órgão mais beneficiado com o chá, já que a bebida ajuda a eliminar as toxinas do sangue e também a desobstruir os canais biliares.
O dente-de-leão possui também ácidos graxos essenciais, cálcio, ferro, magnésio, potássio e zinco. A combinação destes nutrientes age no combate aos processos de inflamação associados à artrose e à artrite, ajudando a diminuir as dores articulares.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não são as flores amarelas do dente-de-leão que devem ser usadas no preparo do chá, mas sim a raiz da planta (que contém uma quantidade grande de antioxidantes e compostos medicinais).
O modo de preparo deve ser por infusão. Basta despejar uma colher (sobremesa) de raízes de dente-de-leão e abafar a mistura por 10 minutos em uma uma xícara de água fervente. Depois de coado, estará pronto para ser consumido.
Ao consumir o chá frequentemente, é fundamental beber pelo menos 2,5 litros de água por dia, já que a planta induz à eliminação de líquidos. Assim, você garantirá que seu corpo permaneça hidratado.
No Shopping RioMar Recife é possível encontrar diversos estabelecimentos que oferecem chá de dente-de-leão prontos, ou as raízes para o preparo manual.
O supermercado Palato e o Mercado Orgânico, são exemplos de que possuem o ingrediente.
Confira esses e outros produtos na plataforma RioMar Recife Online, que reúne inúmeras ofertas de diversos produtos.
Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. Não se automedique. Se suspeita de alguma condição médica, procure um médico para investigação e início de tratamento.