A camomila, nomeada cientificamente de Matricaria recutita, é uma planta bastante utilizada no preparo de chás e infusões.
Ela é caracterizada esteticamente pelas suas flores brancas com miolo amarelo, semelhantes a uma margarida.
Por conter propriedades terapêuticas e nutrientes aliados à saúde, muitas vezes a camomila é consumida com o intuito da obtenção dos benefícios que a planta oferece.
Confira abaixo quais os principais benefícios do chá de camomila e como prepará-lo.
BENEFÍCIOS DO CHÁ DE CAMOMILA
De forma geral, os chás são grandes aliados na saúde por ofertarem diversos benefícios ao organismo.
O chá de camomila possui a substância apigenina, um flavonoide que é indicado para as atividades antioxidantes e anti-inflamatórias, além de também ajuda a melhorar a qualidade do sono e redução da ansiedade.
Assim, além de ser utilizada na medicina tradicional, para produtos farmacêuticos, a camomila também é procurada como medicamento fitoterápico em função de seu efeito calmante.
O chá de camomila também serve como recurso natural para tratar flatulências, náuseas, dores no estômago e dor de cabeça.
Saiba os principais benefícios do chá de camomila:
- Auxilia no controle do diabetes mellitus, apresentando efeitos benéficos sobre os marcadores inflamatórios e a resistência à insulina em pacientes com diabetes mellitus tipo 2;
- Contribui para uma boa noite de sono, por ser uma excelente fonte de apigenina. Isso porque esse componente é capaz de favorecer a diminuição do estresse e da ansiedade, e induz ao relaxamento do cérebro;
- Fortalece o sistema cardiovascular, regulando os níveis de colesterol LDL, popularmente conhecido como colesterol "ruim", e por possuir flavonoides, ajuda a reduzir os riscos de doenças das artérias coronárias;
- Faz bem para a pele, pois o chá suaviza o inchaço e, quando utilizado de maneira tópica, tem efeito hidratante e tonificante. Além disso, possui ação vasoconstritora, ideal para amenizar as olheiras resultantes da contração dos vasos sanguíneos;
- É eficaz no alívio das cólicas, de acordo com ensaios clínicos que avaliam a eficácia do chá de camomila no tratamento de cólicas em crianças, geralmente combinado a erva como verbena, alcaçuz, erva-doce e hortelã;
- Foi associado a um efeito protetor contra o câncer, pois o antioxidante apigenina encontrado no chá de camomila têm sido associado a uma menor incidência de certos tipos de câncer.
CONTRAINDICAÇÕES DO CHÁ DE CAMOMILA
É contraindicado o uso do chá de camomila por gestantes, especialmente no primeiro trimestre, pois podem ocorrer desde abortos espontâneos e malformações congênitas.
Além disso, há ainda relatos de pessoas que tiveram reações alérgicas à camomila, o que é mais comum em quem tem alergia a plantas da família das margaridas, como a ambrósia e os crisântemos.
PREPARO DO CHÁ DE CAMOMILA
Ele pode ser encontrado como flor em pó de camomila pura ou em mistura com outras ervas medicinais populares.
Para o preparo do chá de camomila, basta adicionar duas colheres (chá) de flores secas de camomila em 250 ml de água, tapar, deixar repousar durante cerca de 10 minutos e coar antes de beber.
Os ingredientes para o preparo do chá podem ser encontrados no Shopping RioMar Recife.
Estabelecimentos como o supermercado Palato e Mercado Orgânico oferecem o que você precisa para preparar o chá de camomila.
Clique aqui para saber mais.
Comentários