
A varíola dos macacos já foi notificada em mais de 600 casos no Brasil. Veja nesta reportagem se a varíola dos macacos tem cura.
A varíola dos macacos é uma doença que tem preocupado os médicos em todo o mundo. No último sábado (23), a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou até situação de emergência global, tamanha a gravidade do problema que tem se espalhado por vários países.
VARÍOLA DOS MACACOS TEM CURA?
Sim.
A varíola dos macacos tem cura. Trata-se de uma doença causada por um vírus e, assim como a maioria das viroses, a varíola dos macacos é combatida pelo próprio organismo (sistema imunológico).
Em geral, o tratamento da varíola dos macacos envolve muito repouso, bastante hidratação e medicações para controlar os sintomas relacionados à febre e a dores no corpo.
SINTOMAS
Os primeiros sintomas da Varíola dos Macacos costumam ser febre, fadiga, dor de cabeça e dores musculares. Em seguida, depois de 1 a 5 dias do início desses sintomas, o infectado começa a ter manchas vermelhas no corpo, a partir do rosto.
Os pacientes também relatam coceira no corpo e calombos no corpo.
COMO EVITAR A TRANSMISSÃO?
Pessoas infectadas com a varíola dos macacos podem transmitir a doença para outras pessoas, a partir do contato físico. Por isso, pessoas com sintomas e ou diagnósticos devem permanecer isoladas.
Assim como no caso da covid-19, o uso de máscaras de proteção também ajuda a reduzir os riscos de transmissão da varíola dos macacos.
..
Comentários