A meningite é uma doença debilitante que acomete centenas de milhares de pessoas a cada ano. Ela ocorre após inflamação grave das meninges.
Mas o que são as meninges? São as películas que revestem o cérebro e toda a medula espinhal, gerando sintomas como: dor de cabeça intensa, febre, náuseas e rigidez do pescoço, por exemplo.
Abaixo, saiba mais sobre as causas da meningite, sintomas, tipos e os tratamentos.
O causa meningite?
São vários os agentes infecciosos que podem provocar a meningite. Em geral, os quadros ocasionados por vírus são menos graves que aqueles provocados por bactérias.
Os que surgem em decorrência de bactérias têm taxa de morte na casa dos 20%. Além disso, dois a cada dez sobreviventes têm de conviver com sequelas.
Além dessas duas, há também:
- Meningite fúngica (causada por fungos);
- Meningite eosinofílica (tipo raro, causado pelo parasita Angiostrongylus cantonensis);
- Meningite asséptica (diferente das outras, não acontece por inflamação das meninges, mas sim pancadas fortes, algumas drogas e até alguns tipos de doenças crônicas, como lúpus, ou câncer).
Quais são os sintomas da meningite?
Como a causa da meningite pode variar (dependendo do agente infeccioso), a intensidade dos sintomas da doença também muda.
Mesmo assim, é possível detectar os principais sintomas de meningite: De forma geral, os principais sintomas indicativos de meningite são:
- Dor de cabeça muito intensa;
- Rigidez no pescoço, principalmente com dificuldade para encostar o queixo no peito;
- Febre acima de 38ºC;
- Manchas vermelhas no corpo;
- Hipersensibilidade à luz;
- Sonolência excessiva com dificuldade para acordar;
- Confusão;
- Convulsões
Podem ainda surgir outros sintomas no caso de bebês e crianças:
- Choro alto;
- Irritabilidade fácil
- Dificuldade para movimentar a cabeça;
- Moleira mais tensa, parecendo ligeiramente estufada.
Quantos dias dura a meningite? Quanto tempo leva para se manifestar o vírus da meningite?
O período de incubação da meningite é de 2 a 10 dias e evolui em 3 etapas, sendo elas: nasofaríngea, septicêmica e meningítica.
A meningite pode matar?
Nos casos de meningite viral, a melhora costuma ser espontânea. Em algumas semanas, sem necessidade de tratamento específico.
Já a meningite bacteriana é mais grave e deve ser tratada como uma emergência médica. Se não for tratada, pode danificar seriamente o cérebro e causar infecção generalizada, levando à morte.
O tratamento é realizado com antibióticos por via venosa e monitoramento hospitalar.
Como prevenir a meningite?
A melhor forma para evitar a meningite é fazer a vacinação, que protege contra os principais microrganismos que podem provocar a doença.
Assim, mesmo em contato com os vírus ou bactérias que geralmente causam a meningite, o risco de desenvolver a doença é muito baixo.
Fora isso, as seguintes medidas são recomendáveis para evitar a meningite:
- Evitar o contato próximo com pessoas doentes;
- Lavar as mãos depois de estar em locais públicos;
- Evitar fumar.
Como tratar a meningite?
Por sua gravidade, o tratamento para meningite deve ser iniciado o mais rápido possível, logo após o surgimento dos primeiros sintomas.
Geralmente, o tratamento para meningite depende do tipo de agente causador da doença. Por isso, deve ser iniciado no hospital após a identificação do agente responsável através de exames de diagnóstico.
No caso de meningite bacteriana, pode ser indicado o uso de antibióticos como a Penicilina, enquanto que no caso de meningite viral pode ser recomendado o uso de antivirais, nos casos mais graves.
> MENINGITE MENINGOCÓCICA: Veja o que é a doença e como identificar os sintomas
As meningites eosinofílica e fúngica podem ser tratadas com antimicrobianos (antibióticos, antiparasitários ou antifúngicos) de acordo com o estado geral de saúde da pessoa, já que esses tipos de meningite são mais comuns em pessoas que possuem o sistema imune mais enfraquecido.
Vale lembrar que é importante que a pessoa em tratamento para meningite seja acompanhada regularmente pelo médico por meio da realização de exames e avaliação dos sintomas.
Comentários