
Os diabéticos têm uma série de restrições a seguir, e, por isso, muita gente fica preocupada com a chance de sofrer dessa condição.
Uma alimentação descuidada pode aumentar a concentração de açúcar no sangue e deixá-las pré-diabéticas, ou seja, quase diabético.
O QUE É PRÉ-DIABETES?
A pré-diabetes é uma condição em que a quantidade de açúcar no sangue está elevada, mas não o suficiente para ser classificada como diabetes do tipo 2. Muitas pessoas com pré-diabetes não apresentam sintomas.
- Pessoas normais têm concentração de açúcar menor ou igual a 99 mg/dL.
- Já os pré-diabéticos apresentam a concentração de açúcar entre 100-125 mg/dL.
- E os diabéticos têm concentração de açúcar maior ou igual a 126 mg/dL.
A falta de controle da situação pode fazer com que o quadro avance para diabetes do tipo 2 em cerca de 10 anos.
Para evitar que o quadro piore, o pré-diabético precisa tomar medicamentos antidiabéticos, praticar exercício físico, perder peso e seguir uma dieta específica.
VEJA TAMBÉM: NICK JONAS revela 4 sinais que apresentou antes de receber diagnóstico de DIABETES; entenda
O QUE UM PRÉ-DIABÉTICO DEVE COMER?
A dieta para pré-diabéticos consiste no consumo de alimentos ricos em fibras: frutas com casca e bagaço, legumes e leguminosas, além de cereais integrais.
Também deve estar presente na dieta a alimentação de proteínas magras e gorduras saudáveis, como o azeite de oliva, óleo de abacate e nozes.

Esses alimentos são indicados por possuirem de baixo a médio índice glicêmico, o que ajuda a diminuir a velocidade de absorção de açúcar no sangue e evita o surgimento da diabetes tipo 2 (diabetes mellitus).
A alimentação deve ser complementada com a prática regular de atividade física. Vale lembrar que a dieta para o pré-diabético deve ser feita por um nutricionista.
O QUE UM PRÉ-DIABÉTICO NÃO DEVE COMER?
Para evitar que o quadro de pré-diabetes evolua para diabetes, o indivíduo deve evitar alguns alimentos. Confira que alimentos um pré-diabético não deve comer:
Alimentos doces

Açúcar, mel, chocolate, rapadura, geleias, bolos, sorvetes e pudins devem ser evitados pelos pré-diabéticos.
Carboidratos de alto índice glicêmico

Pré-diabéticos devem evitar pão branco, arroz branco, tapioca, batata, macarrão branco e bolachas.
Bebidas adocicadas

Refrigerantes, sucos industrializados, energéticos, café e chás com açúcar devem ser evitados pelos pré-diabéticos.
Alimentos industrializados

Pré-diabéticos devem evitar pizza, hambúrguer, cachorro-quente, nuggets, e refeições do tipo fast food.
Alimentos ricos em gordura

Embutidos, molhos prontos, queijos amarelos, leite integral, iogurte integral e frituras devem ser evitados pelos pré-diabéticos.

Bebidas alcoólicas também devem ser evitadas pois o álcool aumenta os riscos de hipoglicemia - situação que os níveis de glicose no sangue estão muito baixos, e pode causar tonturas e náuseas.
Comentários