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Entrega grátis: por que oferecer no delivery + 7 estratégias

Segundo uma pesquisa elaborada pela ComScore concluiu que 70% dos consumidores entrevistados colocam mais produtos no carrinho online ou fazem um pedido de maior valor em algum restaurante para obterem a entrega gratuita.

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Com informações do NE10

Publicado em 18/01/2024 às 16:38 | Atualizado em 22/01/2024 às 11:49
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A entrega grátis, aliada com as caixas personalizadas, é uma estratégia de mercado bastante popular que sempre acaba atraindo muitos clientes às empresas. Não há como negar que o oferecimento desse serviço se tornou um diferencial competitivo de restaurantes delivery e lojas online.

Trata-se de um fenômeno que vem transformando o mercado, muito por conta da mudança de comportamento dos consumidores. É algo tão forte comercialmente que organizações de todos os portes se obrigam a analisar suas estratégias de logística e marketing para não perderem espaço no mercado. 

Segundo uma pesquisa elaborada pela ComScore concluiu que 70% dos consumidores entrevistados colocam mais produtos no carrinho online ou fazem um pedido de maior valor em algum restaurante para obterem a entrega gratuita. 

Entretanto, oferecer esse tipo de serviço requer muito planejamento. Até porque, se por um lado os consumidores adoram e esses estabelecimentos são destacados em muitos marketplaces, por outro as entregas possuem custos mesmo sendo de maneira gratuita. 

Continue a leitura deste artigo e acompanhe uma análise mais aprofundada sobre a entrega grátis no delivery, mostrando benefícios e desafios. Também descubra sete estratégias para implementar essa estratégia de maneira eficiente, sem perder o crescimento no negócio e mantendo a sustentabilidade. 

Os benefícios da entrega grátis para o seu negócio

Se a estratégia de entrega grátis estiver dentro de um planejamento bem estruturado, pode gerar muitos benefícios aos restaurantes delivery ou e-commerces. Veja alguns deles.

Aumento do volume de pedidos

A gratuidade na entrega é uma forte chamariz para os clientes, aumentando de maneira significativa o número de pedidos. É uma estratégia que torna o serviço mais atrativo, especialmente em um mercado competitivo onde os consumidores buscam maior valor pelo dinheiro investido. 

Fidelização de clientes

Oferecer entrega grátis também é uma maneira de melhorar a experiência dos consumidores. Isso contribui bastante para a fidelização, pois quando as pessoas percebem que estão economizando, sentem maior valor agregado no serviço. Clientes satisfeitos e leais não apenas retornam com mais frequência, mas também podem se tornar divulgadores da marca. 

Diferencial competitivo

Em um mercado tão acirrado, os detalhes podem fazer toda a diferença na escolha do consumidor por alguma marca. A entrega grátis pode proporcionar ao seu negócio esse diferencial perante a concorrência e manter uma clientela robusta. 

Estratégias de marketing e promoções eficazes

O serviço de entrega grátis pode ser utilizado para gerar estratégias eficientes de marketing e promoções de impacto. Anúncios e campanhas que destacam a entrega gratuita podem atrair mais atenção e proporcionar uma resposta positiva do público. Isso pode ser eficaz nas redes sociais e em outros meios digitais, em que essas informações se disseminam de forma rápida. 

Prospecção de novos clientes

A entrega gratuita pode atrair consumidores que ainda não conhecem o seu produto. Isso pode ajudar na expansão da base de clientes e atrair diferentes segmentos do mercado, o que é fundamental para o desenvolvimento contínuo da marca. 

Essas são apenas algumas vantagens que destacam como a estratégia de entrega grátis bem feita pode fortalecer um negócio delivery. 

Os desafios da entrega grátis para o seu negócio

No entanto, além dos benefícios, há os desafios que as entregas gratuitas podem apresentar para a sua marca. Destacamos alguns deles abaixo. 

Gestão de custos logísticos

Entregas gratuitas podem aumentar significativamente os custos de logística. Nisso estão incluídas as despesas com combustível, manutenção de veículos, salários de entregadores, entre outros. O grande desafio aqui, é encontrar formas eficientes de gerir esses custos. Pode ser através de otimização de rotas ou negociação com fornecedores, mas sem que isso comprometa a rentabilidade do negócio.

Equilíbrio entre lucratividade e atratividade 

O desafio de criar estratégias eficazes para atrair clientes, mas ter que manter o equilíbrio entre essa atratividade e a lucratividade é grande. Pois é preciso precificar os produtos ou serviços de forma que absorvam o custo da entrega sem torná-los caros demais para os clientes. Por isso é essencial analisar cuidadosamente os preços e as margens de lucro para garantir que a organização não tenha prejuízos enquanto oferecer o benefício da entrega grátis. 

Sustentabilidade a longo prazo

Não é nada fácil manter o benefício da entrega de maneira sustentável a longo prazo, principalmente se o seu negócio for de pequeno porte. Portanto, é fundamental avaliar periodicamente o impacto financeiro dessa estratégia e ajustá-la conforme necessário. Isso pode incluir condições para a entrega gratuita, como um valor mínimo de pedido, para garantir que não afete negativamente as finanças da empresa. 

Suprir as expectativas dos clientes

O serviço de entrega grátis gera muitas expectativas nos clientes em relação à rapidez do serviço, assim como qualidade. Cumprir essas expectativas elevadas pode exigir investimento adicional em recursos humanos e tecnologia, o que pode significar desafio. 

Impacto na percepção de valor

Outro grande desafio é os clientes perceberem o seu produto com menor valor por conta da gratuidade da entrega. Sendo assim, é sempre bom deixar claro o valor dos produtos ou serviços oferecidos, garantindo que a gratuidade da entrega seja associada como um benefício. 

Esses desafios comprovam a complexidade e a necessidade de fazer um bom planejamento ao implementar a entrega gratuita em um negócio de delivery. 

7 estratégias eficazes de entrega grátis para o seu negócio

A entrega grátis pode ser um forte diferencial competitivo em um mercado cada vez mais saturado. Entretanto, é preciso desenvolver estratégias bem elaboradas para que esse serviço seja eficiente, trazendo bons resultados. Separamos sete dicas de abordagens eficazes. Acompanhe. 

Estabeleça um valor mínimo de pedidos

Uma boa maneira para manter o equilíbrio dos custos é definir um valor mínimo aos pedidos que se qualificam para entrega grátis. Essa determinação incentiva os clientes a comprar mais, aumentando o valor médio das vendas. Além disso, ajuda a cobrir os custos operacionais associados à entrega, mantendo a rentabilidade do negócio.

Ofertas por tempo limitado

Utilizar o serviço de entrega gratuita como uma promoção por tempo limitado é uma estratégia que pode proporcionar um aumento significativo nas vendas, especialmente durante épocas de alta demanda, como datas comemorativas. É uma estratégia que cria o chamado senso de urgência nos consumidores, incentivando-os a aproveitar a oferta. 

Parcerias com serviços de entrega

Optar por serviços de entrega terceirizados é uma maneira de conter gastos. Isso porque, estabelecendo parcerias, seu negócio pode se beneficiar de tarifas de entrega reduzidas, devido ao volume de pedidos. Além disso, essas parcerias podem oferecer maior eficiência e confiabilidade nas entregas, oferecendo benefícios tanto para a empresa quanto para os clientes. 

Segmentação de clientes

Oferecer o serviço de entrega gratuita para grupos específicos de clientes pode impactar de forma positiva a estratégia. Por exemplo, proporcionar esse benefício para novos clientes pode ser um incentivo para a primeira compra, enquanto oferecer a clientes fiéis reforça a lealdade e a satisfação. 

Programas de fidelidade

Integrar a entrega gratuita a algum programa de fidelidade é uma das melhores maneiras de incentivar que seus clientes façam compras recorrentes. Aqueles que acumulam pontos ou atingem certos níveis dentro do programa podem ser recompensados com entrega gratuita. Isso aumenta a retenção de clientes e também incentiva compras mais frequentes, de maior valor, ajudando a equilibrar os custos da entrega gratuita com um volume de vendas.

Campanhas de marketing direcionadas

Criar campanhas de marketing específicas para promover a entrega gratuita pode aumentar a eficácia desta estratégia. Utilizando dados de clientes, é possível segmentar o público-alvo e personalizar as mensagens de marketing. Um bom exemplo de ação estratégica é enviar mensagens via aplicativos de mídia social para clientes que não fazem pedidos há algum tempo, oferecendo entrega gratuita como um incentivo para retomar a compra. 

Utilização de horários e datas estratégicas

Oferecer entrega gratuita em horários de menor demanda ou em dias específicos da semana pode ajudar a equilibrar a carga de trabalho e os custos operacionais. Se você, por exemplo, oferecer entregas gratuitas durante as tardes em dias de semana, pode incentivar pedidos em períodos tradicionalmente mais lentos, otimizando o uso de recursos e aumentando as vendas nesses horários.

As embalagens personalizadas Fraspaper deixam suas entregas mais atraentes

A entrega grátis é uma estratégia poderosa para tornar a sua empresa mais competitiva no mercado, porém apenas esse benefício não basta para a fidelização de clientes. A maneira em que os produtos chegam até os consumidores é um fator crucial. Afinal de contas, ninguém gosta de receber uma caixa com acabamento de baixa qualidade. Sendo assim, invista também em embalagens atraentes. 

A Fraspaper é líder no mercado, desenvolvendo diversos tipos de embalagens personalizadas conforme a necessidade das marcas. Nas Fraspaper é você quem decide qual material será utilizado no desenvolvimento da embalagem, espessura e muitas outras características. 

Nossas embalagens possuem design único e criativos, além de serem fabricadas com matérias-primas totalmente recicláveis. E para maior satisfação dos nossos clientes, utilizamos o método mais moderno de impressão no mercado, o CTP (Computer To Plate), que deixa a imagem final com muito mais qualidade.

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