Gato na rede

Dona de Delicatessen de bairro bacana do Recife é presa em flagante por furto de energia

Prisão foi feita nessa quarta-feira (19), após equipes da Neoenergia, do Instituto de Criminalística e da Polícia Civil identificarem o crime. Empreendimento estava ligado diretamente na rede de distribuição, sem passar por medidor

Jamildo Melo
Jamildo Melo
Publicado em 21/04/2023 às 10:01
Neoenergia
Estado tem interesse na pressão contra furtos de energia porque é sócio da empresa, por meio de impostos como ICMS na fatura FOTO: Neoenergia

Uma ação conjunta da Neoenergia Pernambuco e o Instituto de Criminalística da Polícia Civil resultou na prisão em flagrante da proprietária da Padaria Arraial Delicatessen, localizada na Estrada do Arraial, no Recife, por furto de energia. O blog de Jamildo informou em primeira mão.

A operação foi realizada nessa quarta-feira (19), quando equipes da concessionária e do IC constatarem fraude no fornecimento da unidade consumidora.

O prédio estava ligado diretamente na rede de distribuição de energia, sem passar por medidor.

A proprietária foi ouvida pelo delegado da Delegacia de Casa Amarela, pagou fiança de R$ 5 mil e foi liberada para responder em liberdade.

De acordo com a Neonergia, a energia desviada pela unidade consumidora é equivalente a 115 mil KWh referente ao consumo do período irregular, nos últimos dois anos.

“Cada dia mais estamos fechando o cerco para combater fraudes e furtos de energia em comércios e residências. É preciso entender que o furto de energia pode provocar sérios acidentes, prejudica a qualidade e a continuidade no fornecimento de energia para toda a região e ainda cria uma competição desleal no mercado”, informou ao Blog de Jamildo o supervisor de recuperação de energia da Neoenergia, Ícaro Bezerra.

“O apoio da força policial vem sendo importante para que o crime não fique impune. Continuaremos com a parceria de maneira perene, visando o bem-estar da população”.

O combate às ligações clandestinas estão sendo cada dia mais intensificadas pela Neoenergia Pernambuco. A empresa criou um Centro de Operações exclusivo para identificar os possíveis fraudadores e, em parceria com a força policial, promover as vistorias e identificar os criminosos.

A Neoenergia Pernambuco diz que o furto de energia é crime sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro.

Além de acarretar prejuízos à população, a prática representa riscos de acidentes graves. Em caso de denúncias, os clientes podem entrar em contato pelos canais de atendimento da concessionária, sem a necessidade de identificação.

DENÚNCIA

De acordo com a concessionária, os desvios de energia prejudicam todos os clientes, já que promovem modificações inapropriadas na rede, trazendo riscos à vida, e parte do valor da energia furtada acaba sendo pago entre todos os consumidores. "Por isso, a Neoenergia Pernambuco reforça a importância de denunciar fraudes. As denúncias são feitas de forma anônima pelas Centrais de Relacionamento ou direto nos sites das distribuidoras, na parte de Canais de Atendimento > Denúncia de Irregularidade".

NEOENERGIA PERNAMBUCO

A Neoenergia Pernambuco distribui energia elétrica para os 184 municípios de Pernambuco e para a cidade de Pedras de Fogo, na Paraíba. Também é responsável pela geração e distribuição de energia elétrica no Arquipélago de Fernando de Noronha. Sua área de concessão é de 98,5 mil quilômetros quadrados. A empresa tem 3,8 milhões de clientes (9,4 milhões de habitantes).

Outro Lado

O blog sempre abre espaço para o contraditório, em suas postagens. Caso haja necessidade de esclarecimentos, por parte da empresa acusada pelo Estado e pela Neoenergia. Como pode parecer óbvio às pessoas de boa fé, publicar as informações repassadas pela companhia não é fechar questão.